Associação Internacional dos Produtores de Tabaco completa 40 anos de fundação

Olá Jornal
novembro26/ 2024

A Associação Internacional dos Produtores de Tabaco (ITGA em inglês), comemora nesta terça-feira, 26, quatro décadas de atividades. A entidade é uma organização que tem servido como plataforma global e defensora dedicada aos produtores de tabaco desde a sua criação em 1984. Desde a elevação das vozes dos produtores nas discussões sobre políticas globais até ao apoio a práticas agrícolas sustentáveis, o percurso da ITGA tem sido de crescimento, união e inovação.

A ITGA foi criada pelos seis principais países exportadores de tabaco da altura – Argentina, Brasil, Canadá, Maláui, EUA e Zimbabué, para dar uma voz unificada aos produtores de tabaco de todo o mundo, criando uma plataforma para representar os seus interesses e enfrentar os seus desafios únicos. Durante a década de 1990, a ITGA expandiu a sua filiação para incluir países da América Latina, África, Ásia e Europa, consolidando a sua presença como representante global dos produtores de tabaco.

A associação internacional desempenhou um papel ativo nas discussões internacionais sobre a indústria do tabaco, salientando a importância de balancear as necessidades regulatórias com a subsistência dos agricultores. Com o aumento das pressões ambientais e econômicas, a ITGA lançou iniciativas que promovem práticas agrícolas sustentáveis para ajudar os produtores a adaptarem-se à evolução das condições e das exigências do mercado.

A entidade envolveu-se ativamente com governos e organizações, defendendo um tratamento justo dos produtores de tabaco no meio de campanhas globais antitabaco, como a Convenção-Quadro da Organização Mundial de Saúde para o Controle do Tabaco (CQCT da OMS) que, desde a sua entrada em vigor, influenciou drasticamente o ambiente de regulamentação do tabaco.

Desde a sua fundação, a ITGA tem servido como uma plataforma única para reunir os parceiros da cadeia de abastecimento a nível regional e global. Atualmente, os encontros da ITGA são fundamentais para reunir agricultores, peritos e outras partes interessadas para discutir questões prementes, compartilhar
conhecimentos e explorar inovações no domínio da agricultura sustentável.

Reconhecendo as mudanças na procura global, a ITGA começou a incentivar a investigação e os programas de apoio à diversificação de culturas que poderiam potencialmente beneficiar os agricultores na sua procura de fontes alternativas de rendimento.

Para além disso, a ITGA solidificou as suas parcerias com instituições de investigação e organizações não-governamentais, a fim de proporcionar formação sobre métodos agrícolas sustentáveis e diversificação.

A associação continua a ser um representante-chave nos diálogos políticos, defendendo uma abordagem equilibrada que considere tanto os objetivos de saúde pública, como o bem-estar económico dos produtores. Enquanto a ITGA celebra este marco de 40 anos, a organização continua empenhada em defender as necessidades dos produtores de tabaco, explorando soluções sustentáveis e promovendo a segurança económica das comunidades agrícolas em todo o mundo.

“Encorajo os membros da ITGA a atuarem como um corpo unificado e a continuarem o legado destes 40 anos de história, que foram fundamentais para manter a nossa associação global independente a erguer as vozes dos produtores de tabaco,” – José Javier Aranda, Presidente da ITGA

CRÉDITO: AI ITGA

Olá Jornal