O 1º Encontro RS Sustentável – Cada Gota Conta, Reservação de água, Irrigação e Piscicultura, organizado pela Assembleia Legislativa ocorre na região alta do Vale do Rio Pardo. Sobradinho recebe o debate na sexta-feira, 26, a partir das 9h. O evento ocorre na Câmara de Vereadores do município, e vai contar com dois painéis de debates, envolvendo profissionais da área ambiental, agrícola e lideranças políticas. A proposta é discutir medidas que possam colaborar com as ações de segurança hídrica no Rio Grande do Sul, tema anual das ações do Parlamento Gaúcho, sob a presidência do deputado estadual Adolfo Brito (PP).
A programação será aberta às 9h com transmissão da TV Assembleia. O primeiro painel está previsto para iniciar às 10h. Em pauta está a apresentação do cenário atual quanto a temática proposta na gestão do presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A situação de abastecimento e segurança dos produtores rurais estarão em discussão. Participam do painel o Engenheiro Agrônomo Técnico da ALRS, José Enoir de Stefani Daniel; o Geólogo, Rogério Porto; o gerente de irrigação da Cotripal, Tiago Kuntz e o diretor de operações do Badesul, Flávio Lammel.
O segundo painel ocorre a partir das 11h30min. Na pauta, soluções ao enfrentamento das obstruções existentes no que tange reservação, armazenagem e irrigação, com diálogo, inovação e tecnologia. Participam o Mestre em Sistemas Ambientais, diretor de Ações Integradas da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Alexandre Scheifler; o Engenheiro Ambiental da Unisc e coordenador dos programas de pagamento por serviços ambientais, Marcelo Kronbauer; e o Engenheiro Químico e especialista no Tratamento da água, com baixo custo e tecnologia, Manuel Fernandes. A mediação será da jornalista Rosane de Oliveira, do Grupo RBS. A programação está prevista para encerrar às 12h30min.
“Queremos realizar debates nas diferentes regiões do estado e analisar medidas que possam colaborar com políticas públicas para promover projetos de irrigação e reservação de água no meio rural. É uma união de forças entre o Parlamento Gaúcho, Executivo, Ministério Público e demais órgãos,” destaca o presidente da Assembleia Legislativa, Adolfo Brito.
FOTO: Julia Chagas/Seapi