A Assembleia Legislativa busca levar a defesa da cadeira produtiva do tabaco ao Fórum de Governadores. A inclusão do tema na pauta é articulada pela Subcomissão em Defesa do Setor do Tabaco e de Acompanhamento dos Trabalhos da 10ª Conferência das Partes (COP10) da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT).
De acordo com o deputado proponente e relator da Subcomissão, Marcus Vinícius de Almeida (PP), a ideia é que o governador Eduardo Leite (PSDB) aborde o assunto no próximo encontro que ocorre em Brasília. O deputado entregará o relatório quando também haverá uma reunião prévia sobre a pauta. “O governo Gaúcho está envolvido. Teremos uma reunião prévia com o governador Eduardo Leite também, para que esse assunto seja pautado junto ao Fórum de Governadores. No início de setembro, como teremos essa mobilização junto ao governo federal, nós esperamos também a representação de agentes do governo estadual”, explica.
O Fórum de Governadores é um encontro que ocorre entre os chefes de estado coordenado pelo Distrito Federal. As reuniões contam com representantes do governo federal como ministros e o presidente da Câmara. Os governadores discutem diversos temas comuns entre os estados.
Marcus Vinícius destaca a importância econômica e social do produto tabaco para os gaúchos. “O principal ativo movimentado no porto de Rio Grande, que é o maior porto do sul do Brasil, que é o nosso porto de Rio Grande, é o tabaco. Vinte mil containers saem todos os anos aqui. Se a gente ignorar todo esse potencial econômico, nós vamos estar ignorando a existência de uma região inteira, que é a região do Vale do Pardo, da Centro-Serra, da Costa Doce, da Zona Sul e, consequentemente, a economia do Rio Grande”, conclui Marcus Vinícius.