A Assembleia Legislativa do RS mantém a mobilização para o acompanhamento da 10ª Conferência das Partes (COP10) da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT) em 2024. O evento transferido para ocorrer entre os dias 05 e 10 de fevereiro será realizado na Cidade do Panamá, no Panamá.
Em missão oficial, os deputados gaúchos participarão dos debates. O deputado proponente da Subcomissão da COP10, Marcus Vinícius de Almeida (PP), lembra que, com o adiamento, o evento ocorrerá durante o período de retomada dos trabalhos no parlamento gaúcho.
“Ela [COP] acontece logo na abertura do ano legislativo seja na Assembleia, seja na Câmara dos Deputados. Dia 1º de fevereiro nós temos a eleição da mesa diretora e dia 02 temos posses nas comissões. Então isso dificulta um pouco, na nossa avaliação, o comparecimento de um grupo maior de deputados, tanto estaduais quanto federais”, afirma.
No entanto, não prevê prejuízos a mobilização já estabelecida. “Mas nada que atrapalhe a mobilização que a gente pensava inicialmente. A intenção é que a gente tenha uma base em um hotel para fazer deliberações e posicionamentos da comitiva do Rio Grande do Sul a cada fechamento de reunião. Nós vamos fazer uma espécie de diário, um documento, com posições paralelas que podem ser contrárias as do evento, para entregar aos representantes do governo”.
Antes do fim do ano, os parlamentares devem estar reunidos para definirem os detalhes da viagem. Até a véspera da data inicial do evento, em 09 de novembro, o grupo contava com quatro nomes confirmados. Além de Almeida, Airton Artus (PDT), Edivilson Brum (MDB) e Zé Nunes (PT). Também havia expectativa da participação dos deputados Adolfo Brito (PP) e Pedro Pereira (PSDB).