Os alunos Daiane Aguiar Nunes (Engenharia de Produção), Fernanda Strassburger (Contábeis), Henrique Fernandes de Moura (Comunicação Social), José Henrique Brixius de Oliveira (Engenharia Civil) e Maria Luiza Eugenio (Engenharia de Produção), da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), são os vencedores do Programa Pegasus. Eles apresentaram, na última sexta-feira, 1º, à diretoria da Philip Morris Brasil (PMB) o projeto de inovação que desenvolveram com o apoio da companhia.
O pitch day encerrou o Programa Pegasus, uma parceria inédita entre a PMB e a UNISC, lançada em agosto deste ano, com o objetivo de capacitar os estudantes de diferentes cursos para os desafios do mundo do trabalho, por meio da experimentação e troca de conhecimentos.
Foram selecionados 15 participantes, divididos em três grupos. Nas últimas nove semanas, eles trabalharam para encontrar soluções inovadoras em três diferentes processos de manufatura da PMB: gestão de peças (projeto vencedor), qualidade das matérias-primas e gestão de resíduos. Supervisionados e orientados por profissionais da empresa e por professores, a cada três semanas os grupos apresentavam uma prévia do andamento de suas ideias para a solução final.
Para o diretor de Manufatura da PMB, Alejandro Okroglic, a realização do Programa Pegasus foi muito positiva para a empresa. Em sua avaliação, os participantes apresentaram um nível muito bom de compreensão dos desafios propostos, havendo troca entre ambas as partes: a empresa com questões reais e os alunos com edeias e resoluções inovadoras.
“Essa parceria com a UNISC permitiu à PMB contribuir com a capacitação desses jovens profissionais para o mercado de trabalho. Fizemos questão de elaborar para o programa desafios alinhados com a grande transformação da empresa, totalmente comprometida com a inovação e a melhoria de nossas operações. Os resultados obtidos nos abrem a oportunidade de continuar com esse tipo de programa no futuro”, destaca Okroglic.
A reitora da UNISC, Carmen Lúcia Lima Helfer, lembra que o Programa Pegasus foi uma construção conjunta entre a Universidade e a PMB, em busca de capacitação disruptiva e mais alinhada com os tempos atuais, em que a inovação é o ponto alto do ambiente corporativo. “Para nós, é um privilégio abrir espaço para uma troca tão rica de conhecimentos e de experiências que, com certeza, muito agregam à formação de nossos estudantes. Realizar uma parceria com a PMB é uma grande honra. Nosso desejo é de que ela renda ainda mais frutos e propicie, cada vez mais, uma experiência única aos nossos estudantes”.
Apresentações e premiação
Os três grupos participantes se apresentaram no Auditório TecnoUnisc. Cada um deles teve 10 minutos para detalhar a solução proposta para o desafio trabalhado durante o programa. Após as apresentações, profissionais da PMB avaliaram os projetos e escolheram o grupo vencedor. Os cinco alunos vencedores do Programa Pegasus foram premiados com uma viagem a São Paulo, para participar da Silicon Valley Conference, maior evento brasileiro sobre as inovações desenvolvidas no Vale do Silício, referência mundial de tecnologia, inovação e startups, que será realizado no dia 30 de novembro.