A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) realiza no sábado, 27, Assembleia Anual a partir das 8h no Teatro Mauá, em Santa Cruz do Sul. O encontro reúne delegados da entidade para avaliar a atualização de contribuições no sistema mutualista, além de apresentação dos resultados da associação no último ano, e os impactos da safra.
Na oportunidade será apresentado um relatório completo em relação à safra que foi finalizada em junho, produtividade, além de um planejamento e estipulação de valores e taxas para a safra 2024/2025.
Ainda em junho, iniciaram reuniões regionais em Santa Catarina e no Paraná, com os procuradores que votam durante a assembleia.
“Nessas reuniões regionais levamos aos procuradores as sugestões de propostas para a próxima safra, que nortearão os trabalhos da entidade. Essas sugestões, os procuradores analisam com os associados de suas comunidades para que, no dia da assembleia, sejam deliberados e aprovados. Cabe destacar que, todo o associado em dia pode participar da assembleia anual”, explica o presidente da Afubra, Marcílio Laurindo Drescher.
No encontro os associados também conhecem as estimativas para a nova safra, com a projeção de área plantada e as receitas movimentadas na safra 2023/2024. No ciclo que encerrou neste ano, a Afubra realizou o pagamento de R$ 216 milhões, em seguros para lavouras atingidas com granizo. O valor é 20% maior do que o verificado na safra 2022/2023. Foram 21 mil lavouras afetadas na região Sul.