Afubra: pioneirismo na luta em defesa da cadeia produtiva global

Olá Jornal
março21/ 2025
Mercedes Vázquez, secretária-executiva da ITGA

Os valores associativistas e de sustentabilidade são marcas tão fortes da Afubra que levaram a entidade além fronteiras na luta em defesa da cadeia produtiva global. Há 40 anos, em 1984, a entidade participa da fundação da Associação Internacional dos Países Produtores de Tabaco (ITGA – sigla em inglês) e leva seu pioneirismo para o mundo. A secretária-executiva da ITGA, Mercedes Vázquez, destaca que a visão da Afubra está mais do que consolidada em todos os planos do negócio agrícola dentro e fora do tabaco e esta visão tem sido em muitas das suas vertentes pioneira. “Para a ITGA, a Afubra representa um dos seus pilares principais junto dos restantes países fundadores”, explica.

De acordo com Mercedes, que há 15 anos acompanha o setor dentro da ITGA, como segundo maior produtor e líder na exportação global há 31 anos, o Brasil possui relevância como país no cenário global do mercado de tabaco. “Neste posicionamento do tabaco brasileiro no mercado global, a Afubra ocupa um papel fundamental porque graças a ela, como representante legítima dos produtores e principal parceira dos seus negócios, os produtores de tabaco têm alcançado um nível de estabilidade e crescimento que se viu refletido no estudo realizado pelo Sinditabaco em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde se confirmou que o nível da qualidade de vida dos produtores de tabaco está muito acima dos produtores de outras culturas”.

São exemplos o sistema mutualista, Viveiro Florestal, Projeto ‘Verde é Vida’, Expoagro, Programa coleta de óleo saturado, Afubra Verde Energia Solar, Unidade de Grãos e a Agro comercial presente em mais de 20 locais em zonas rurais. “Cada uma destas iniciativas tem proporcionado um elemento de alto impacto na sustentabilidade e na cadeia de valor dentro e fora do tabaco”, afirma a secretária-executiva da ITGA.

RELEVÂNCIA
Nesta trajetória de 70 anos de Afubra e quatro décadas de ITGA, Mercedes ressalta a atuação do ex-presidente Benício Werner. “O que torna a Afubra ainda mais destacável neste papel de manter a voz do produtor a nível mundial através da ITGA é a figura do Benício Albano Werner porque, sem dúvidas, o Benício atravessou toda a história da ITGA desde as suas origens até agora […] A sua dedicação e a sua perseverança e integridade são qualidades das quais muito precisamos nestes tempos”, conclui.

Olá Jornal