Após iniciar nesta segunda-feira, 15, os serviços de checkin das companhias áereas, o Aeropoto de Porto Alegre, o Salgado Filho, vai retomar os pousos e decolagens na pista. Atualmente o acolhimento de passageiros ocorre no terminar, mas as aeronaves decolam e chegam pela Base Aérea de Canoas. A informação foi confirmada pelo ministro de Porto e Aeroportos, Silvio Costa Filha.
Conforme o representante federal, serão 50 voos diários, fechando 350 semanais. Esta se trata de uma primeira etapa de abertura do aeroporto, pois até dezembro, o ministro assegurou que o terminal esteja funcionando normalmente, com sua capacidade igual a antes da enchente.
Até dezembro, o aeroporto estará 100% aberto, operando como era antes da enchente. Conforme Costa Filho, os pousos e decolagens serão viabilizados das 10h às 22h com o uso de 1.700 metros da pista, trecho que não foi danificado pela enchente de maio. A segunda etapa, em dezembro, deverá ser liberado todos os 3,2 mil metros de extensão. Neste recomeço, serão apenas voos domésticos.
O governo do Rio Grande do Sul concedeu, no início deste mês, isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) nas operações para reconstrução do Salgado Filho. O Decreto 57.684/2024 foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) e já está em vigor.
FOTO: Divulgação/AI Fraport