Desde esta terça-feria, 15, a comunidade pode ajudar o Município de Venâncio a buscar o prêmio MuniCiência, do qual é finalista pelo segundo ano consecutivo. O concurso, promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), premia as cinco cidades mais votadas. A Capital do Chimarrão é o único município do RS a figurar entre os dez finalistas do prêmio que tem o objetivo de identificar, analisar, promover e compartilhar experiências inovadoras implementadas pelos prefeitos e prefeitas nas cinco regiões do Brasil.
Venâncio concorre com o projeto IPTU Mais, que contempla boas práticas com abatimento no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
Para garantir Venâncio entre as vencedores, a comunidade pode votar a partir desta terça-feira, 15, até março de 2020, no site www.municiencia.cnm.org.br Ao acessar a página será necessário efetuar um cadastro simples com endereço de e-mail.Em paralelo à votação on line, a equipe técnica da CNM visitará o município para confecção das Guias de Reaplicação. Nesse encontro serão captadas informações sobre o projeto e depoimentos de pessoas impactadas por ele.
O anúncio do resultado final será feito na XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, em maio de 2020. Os vencedores irão participar de um seminário internacional para troca de experiências.
Finalistas do ciclo 2019-2020
– Juína (MT): Programa Arte, cultura e Leitura, uma bela mistura!
– Goiás (GO): Centro Especializado de Atendimento à Mulher – Brasilete Ramos Caiado
– Conde (PB): Escritório público de Assistência Técnica (EPA)
– São Lourenço da Mata (PE): Programa Controlador Mirim
– Branca do Amapari (AP): Projeto Saúde Nota 10 Pedra
– Cacoal (RO): Renascer das Águas – Mina de Produção
– Monteiro Lobato (SP): Monteiro Lobato – Cidade Inteligente, Humana e Encantada – CHIE 2030
– Vitória (ES): Multar não dará mais ganho a fiscais. Cooperar, sim!
– Consórcio Quiriri (SC): Região Turística Destinos do Quiriri – A valorização do regional a partir do município
– Venâncio Aires (RS): IPTU Mais