Aberta a 21ª Expoagro Afubra com foco na inovação das pequenas propriedades

Olá Jornal
março21/ 2023

No dia em que a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra),comemora os seus 68 anos de fundação, celebrado nesta terça-feira, 21, foi aberta a 21ª Expoagro Afubra. O evento focado na pequena propriedade rural oportuniza inovação para os agricultores familiares e melhorias na agricultura. A solenidade de abertura, realizada no parque em Rincão Del Rey, Rio Pardo, contou com a presença do governador Eduardo Leite. 

O primeiro dia da feira foi marcado por reivindicações e apresentação de demandas para a cadeia produtiva do tabaco. Além do governador, participaram secretários estaduais, deputados e lideranças sindicais. Políticas públicas de combate à seca ganharam força nos discursos, após perdas históricas registradas no Rio Grande do Sul por falta de chuva. 

O presidente da Afubra, Benício Werner destacou a importância de políticas públicas para incentivar os produtores rurais na construção de reservatórios de água. Na sua fala, o dirigente aproveitou para pedir apoio das lideranças políticas na defesa da cadeia produtiva. “O setor do tabaco precisa ser visto não como um vilão, mas como um gerador de renda e desenvolvimento.” 

Werner também defendeu o debate sobre os novos dispositivos para fumar. “Os cigarros eletrônicos são uma realidade, defendemos o tabaco aquecido, que usa tabaco.”

O deputado estadual Edivilson Brum (MDB) representou a Assembleia Legislativa, e destacou a importância da Expoagro e o debate sobre a estiagem. “Estamos mais uma vez vendo desafios para o setor agrícola. Hoje para a grande maioria dos produtores a irrigação é  inviável. Esse enfrentamento deve ser encarado como plano de segurança, em âmbito estadual e federal.”

Já o deputado federal Heitor Schuch (PSB) representou a Câmara dos Deputados,  e lembrou que a maior parte das propriedades rurais do estado são menores do que 50 hectares. “De cada 100 propriedades rurais do Rio Grande do Sul, 84 tem menos de 50 hectares. É a partir destas propriedades que sai grande parte das riquezas do Rio Grande do Sul.”

Já o prefeito de Rio Pardo, cidade anfitriã do evento, Rogério Monteiro, enalteceu a feira, pelo movimento economia na cidade, além de valorizar os produtores familiares. “Os pequenos produtores são responsáveis por 70% da produção de alimentos do país, e nesta feira essa produção é valorizada.”

O governador Eduardo Leite (PSDB), encerrou a solenidade afirmando a sua posição de defesa da produção de tabaco. “A Expoagro Afubra serve para celebrar a capacidade produtiva do Rio Grande do Sul.  O setor, a fumicultura gaúcha terá sempre respeito e respaldo do governo. Não aceitamos condenar a produção.”

A programação da 21ª Expoagro Afurbra contou segue até sexta-feira, 24. Os representantes de Venâncio Aires, prefeito Jarbas da Rosa (PDT), o presidente da Câmara de Vereadores, Gerson Ruppenthal (PDT), o deputado estadual, Airton Artus (PDT), secretários municipais, vereadores e o secretário-adjunto de Obras do Rio Grande do Sul, Giovane Wickert (PSB), também acompanharam a solenidade. 

EXPOAGRO 2023

São 523 expositores, entre empresas, instituições e entidades. Entre as principais atrações estão o Espaço de Inovação do Agro, o Pavilhão das Agroindústrias Familiares, palestras técnicas, exposição de máquinas e equipamentos, dinâmica de máquinas e lavouras demonstrativas. Fazem parte da programação também evento como o Seminário de Turismo Rural, o Fórum de Diversificação e o Dia do Arroz e exposições de animais, quintais orgânicos, hortaliças, a usina de biodiesel e a área florestal. A entrada ao parque é gratuita.

Olá Jornal