O Gabinete da Primeira-Dama promoveu um fim de tarde de homenagens na sala de reuniões da Prefeitura. A Administração de Venâncio Aires fez a entrega do Troféu Mulheres que Inspiram 2017 para oito escolhidas neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher.
O ato que iniciou às 17h25min reuniu as respectivas homenageadas, familiares, amigos, secretários municipais, a Primeira-Dama Cristiane Wickert, o prefeito Giovane e o vice-prefeito Celso Krämer. As mulheres lembradas neste ano foram Maria Thereza da Silva, Rosa Riedel da Silva, Maria Zerli Bandeira, Araci Silvia Gerlach, Rosangela Beatriz Hunemeier Hessel, Ana Ávila, Delci Grunhauser e Dorací da Silveira.
Ao abrir a cerimônia, Cristiane enfatizou que o momento era para todas as mulheres. “Um dia de luta, mas também um dia de alegria, pois superamos muitas coisas ao longo dos anos”, frisou a Primeira-Dama.
Já Giovane Wickert enfatizou que “metade da população é de mulheres e a outra metade saiu delas. Vocês é que fazem o dia a dia acontecer”. O prefeito ainda lembrou a importância de hoje a Câmara de Vereadores ter um terço de mulheres, com 5 dos 15 parlamentares e o Executivo estar representado pelas mulheres através de cinco secretárias municipais. “Todas estão com mérito ocupando espaço que sempre mereceram”.
As homenageadas
A primeira a receber o troféu foi Rosa Riedel da Silva, nascida em Linha São João em 7 de setembro de 1915. Com 101 a homenageada não pode comparecer, em função de uma queda em casa, mas mesmo assim foi lembrada pela força física e mental, apesar da idade ainda centenária. A filha Sônia foi quem recebeu o troféu das mãos de Cristiane Wickert.
Na sequência foi a pastora Rosangela Beatriz Hunemeier Hessel a ser reconhecida pelo trabalho. Exatamente há dois anos atrás, em 8 de março de 2015, a religiosa iniciou sua atuação na Paróquia Evangélica local, sendo a primeira pastora de Venâncio, em 133 anos de paróquia. Natural de Sério, Rosangela tem 28 anos e é casada com o pastor Lair Hessel.
A terceira homenageada foi Araci Gerlach de 63 anos, que desde 1989 atua junto ao Hospital São Sebastião Mártir e ainda possui atuação voluntária junto ao João XXIII, além de ser presidente da Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas (OASE).
Com 36 anos, também foi lembrada Ana Ávila com formação em hotelaria, produtora de moda, colunista e criadora do projeto Força, Gurias! que ajuda na superação do câncer de mama. Ana descobriu um câncer de mama no início de 2016 e teve de fazer a retirada.
Nascida em Rio Pardo, na localidade de Taquari Mirim, Maria Zerli Bandeira de 60 anos de idade foi a quinta reconhecida com o troféu. Deficiente Visual, Zerli tem atuação constante junto de entidades que colaboram com pessoas sem visão.
Outra batalhadora lembrada foi Delci Grunhauser, conhecida pelos moradores de Venâncio por sempre estar circulando com sua bicicleta e atuando como catadora de material reciclado. Além disso, desde os 12 anos de idade se destaca no conserto de guarda-chuvas.
A penúltima homenageada foi Dorací da Silveira de 59 anos, hoje coordenadora da Casa de Passagem do município e que já recebeu prêmios como o de Mulher Gaúcha Guerreira do Pampa. A entrega dos troféus encerrou com chave de ouro, para Maria Thereza da Silva de 81 anos, a popular Xuxa e conhecida como a baiana do Carnaval de Venâncio Aires, nos desfiles da escola de samba Acadêmicos do Samba Négo.
Fotos: Maicon Nieland/ Olá Jornal