Venâncio Aires conquista prêmio Sebrae de melhor Sala do Empreendedor do RS

Olá Jornal
abril17/ 2026

Depois de quatros certificações máximas de qualidade no atendimento, o projeto Sala do Empreendedor 360°, de Venâncio Aires, conquistou o primeiro lugar no prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora. A solenidade de premiação aconteceu na noite desta quinta-feira, no Clube Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre. Entre 16 projetos inscritos na categoria, a Capital do Chimarrão ficou com o primeiro lugar, a frente de Caxias do Sul e São Jerônimo, que disputavam a final.

Da desburocratização à inovação, o projeto apresentou a transformação dos atendimentos da Sala do Empreendedor do Município, com a implantação de um modelo de balcão único, modernização de processos e ampliação dos serviços digitais. A iniciativa incluiu a aplicação da Lei da Liberdade Econômica, redução de prazos para abertura de empresas e integração com órgãos como a Receita Federal.

Com mais de 12 mil atendimentos anuais, além da realização de ações como a Semana do MEI e do Empreendedor, o espaço consolidou-se como referência regional, acumulando três Selos Sebrae Diamante. “É um trabalho contínuo, mas com resultados práticos comprovados. Por isso, essa premiação nos deixa extremamente felizes por saber que Venâncio está no caminho certo e é um ambiente favorável para quem quer investir e crescer”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcos Hüttmann.

Venâncio Aires também chegou à final na categoria “Turismo & Identidade Territorial”, com o projeto Conheça Venâncio. Pela conquista, os representantes locais devem disputar a indicação nacional, no mês de maio, em Brasília.

Olá Jornal