Venâncio Aires fechou o ano de 2024 no topo do ranking da produção de amendoim no Rio Grande do Sul. Segundo dados divulgados pelo IBGE no início de setembro, o município colheu 72 toneladas do grão, garantindo a primeira colocação estadual. O segundo lugar ficou com Crissiumal, que produziu 60 toneladas, seguido por Agudo, com 54 toneladas.
Nos últimos anos, a produção em Venâncio Aires apresentou oscilações: em 2015 foram 60 toneladas, em 2020 o volume caiu para 27 toneladas e, em 2021, houve um salto para 96 toneladas, recorde histórico e que rendeu o primeiro lugar no ranking estadual. Em 2022, a produção ficou em 90 toneladas, recuando para 60 em 2023 e chegando às 72 toneladas em 2024.
A área cultivada no município se mantém estável desde 2004, em 30 hectares. O rendimento médio atual é de 2,4 mil quilos por hectare, mas o pico ocorreu em 2021, quando chegou a 3,2 mil quilos por hectare. Em 2024, a safra movimentou cerca de R$ 576 mil na economia local.
No Rio Grande do Sul, o cultivo do amendoim é realizado majoritariamente pela agricultura familiar, em cerca de 400 municípios, ainda que em pequena escala para a maioria deles. No cenário global, a oleaginosa ocupa a quarta posição entre as mais cultivadas e tem ganhado relevância no Brasil. Além de seu valor nutricional, o amendoim é utilizado como cultura de rotação, ajudando no controle de nematoides, com destaque para São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Em nível nacional, a retomada da cultura é expressiva. De acordo com a Conab, a produção brasileira saltou de 347 mil toneladas em 2014/15 para 734 mil toneladas em 2023/24, mesmo em um ano de quebra de safra. Ao longo de 2024, no Brasil, a produção alcançou 805 mil toneladas.
