Instituto Crescer Legal celebra 10 anos de transformação no meio rural durante evento na 17ª Fenachim

Olá Jornal
maio15/ 2025

O Instituto Crescer Legal completou 10 anos de atuação em 2025 (23 de abril) e foi destaque na programação do projeto Olá Inspira – Histórias de Valor, realizado na última quarta-feira, 07, no espaço do Olá Jornal, durante a 17ª edição da Fenachim. A celebração ocorreu com uma conversa inspiradora entre Allan Aretz, egresso do Programa de Aprendizagem Profissional Rural, e Nádia Fengler Solf, gerente do Instituto.

Criado em 2015, o Instituto Crescer Legal surgiu com a missão de oferecer oportunidades educacionais e profissionais para adolescentes filhos de produtores rurais, em especial da cadeia produtiva do tabaco. A iniciativa visa combater o trabalho infantil por meio da oferta de alternativas reais e qualificadas no meio rural.

Durante o bate-papo, Allan compartilhou sua trajetória transformadora desde a participação no programa de aprendizagem até conquistas pessoais como a atuação no teatro. “O Instituto foi quem abriu as portas. Tive aulas de teatro e, com isso, oportunidades de viajar e crescer pessoal e profissionalmente. Hoje, sempre que posso, retribuo participando das ações e divulgando esse projeto que mudou minha vida”, relatou.

Nádia Fengler destacou a origem e o impacto do Instituto, que já beneficiou mais de mil jovens nos três estados do Sul do Brasil. “O Instituto nasceu da união de empresas do setor de tabaco, sindicatos e lideranças da educação e do direito. Ele é um modelo pioneiro de aprendizagem profissional rural e, hoje, é referência nacional. Nossa missão é mostrar aos jovens que o meio rural também é um lugar de oportunidades”, afirmou.

Segundo a gerente, a iniciativa foi além da conscientização sobre o trabalho infantil: criou uma alternativa viável e inovadora de inserção profissional com base em gestão rural e empreendedorismo. “A parceria com as indústrias urbanas permite que adolescentes do campo sejam contratados como aprendizes, sem precisarem sair de suas comunidades, mantendo vínculos familiares e fortalecendo a permanência no campo”, explicou.

Com o apoio de prefeituras, do Estado, empresas privadas e entidades do setor, o Instituto Crescer Legal se consolida como um exemplo de transformação social por meio da educação. “É um trabalho coletivo, que envolve muitos parceiros. E o mais importante: mostra aos adolescentes que eles têm, sim, um futuro promissor no campo”, concluiu Nádia.

IMPACTO SOCIAL
Ainda em abril o Crescer Legal divulgou os resultados de uma pesquisa de impacto inédita, conduzida pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), referência nacional em filantropia estratégica e avaliação de projetos sociais. Realizado entre fevereiro e março de 2025 com os egressos do programa, o estudo validou a transformação promovida ao longo da última década. Os dados apontam uma valorização significativa da identidade rural entre os participantes: 55% dos jovens passaram a valorizar mais a cultura local e 45% demonstraram maior apreço pela profissão de agricultor. No campo da qualificação profissional, 80% afirmaram ter ampliado seus conhecimentos em empreendedorismo e gestão rural, e 73% reconheceram que a formação recebida contribuiu para o acesso a novas oportunidades.

FOTO: Willian Oliveira

Olá Jornal