Uma comitiva de 30 pessoas, entre vereadores, representantes de secretarias municipais, promotor de Justiça, jornalistas e líderes comunitários de Venâncio Aires, visitaram as instalações da Corsan na Capital nesta terça-feira, 13. A iniciativa fez parte do programa Portas Abertas, em que a Companhia apresenta suas estruturas e busca se aproximar das comunidades. Fizeram parte da comitiva o secretário municipal de Governança e Gestão, Tiago Quintana; e o promotor Pedro Rui da Fontoura Porto, além do presidente da Câmara de Vereadores, Eduardo Luft, e os vereadores Nelsoir Battisti, Everton Dias e Nilson Lehmen.
O primeiro local visitado foi a sede administrativa, localizada no Centro Histórico de Porto Alegre. O grupo foi recebido pela diretora-presidente da Companhia, Samanta Takimi, que falou da importância de dialogar com a população e entender o que as pessoas precisam.
“A gente convida as comunidades para participarem do Portas Abertas para que venham, esclareçam suas dúvidas, conheçam as nossas instalações, exatamente para que haja transparência e segurança na conversa. A visualização de como funciona o sistema de controle operacional auxilia muito na compreensão das pessoas. Não fiquem com dúvidas, nós estamos à disposição 24 horas por dia”, destacou Samanta.
Ainda no auditório, a engenheira civil responsável pelo laboratório de hidrometria, Helena Bencke, apresentou os tipos de hidrômetros e como cada um funciona na medição do consumo da água. Segundo ela, é preciso cuidar o funcionamento do equipamento, inclusive para identificar vazamentos que possam existir no imóvel.
No Centro Operacional Integrado (COI), foi demonstrado o cuidado e o monitoramento à distância 24, horas por dia, dos sistemas de água nos municípios atendidos pela Companhia. Os visitantes puderam visualizar as telas do monitoramento de todo o abastecimento de água em Venâncio Aires. A maior dúvida dos vereadores foi sobre os níveis dos reservatórios e a capacidade de reservação da cidade. Ali, foi mostrado como são monitorados todos os reservatórios, os locais com desabastecimento e alerta de problemas, entre outras informações.
Qualidade da água
Também em Porto Alegre, o grupo visitou o Departamento de Análises Laboratoriais (Deal), onde são analisadas as coletas de água. Profissionais das áreas de química e biologia mostraram os equipamentos, produtos e protocolos adotados para garantir a qualidade e potabilidade da água nos municípios conforme portarias do Ministério da Saúde e do governo do Estado.
“Analisamos 200 parâmetros para atestar a qualidade da água. Nosso laboratório realizou mais de 700 mil análises em 2024, e só de Venâncio Aires, já fez mais de mil análises este ano. Ter um laboratório próprio nos permite uma ação rápida e mobilização das equipes” explicou a coordenadora do laboratório, Juliana Frizzo.
No Deal, são feitas as análises mais completas, como de protozoários, agrotóxicos e metais pesados, como ferro, manganês, urânio e mercúrio. Já a quantidade de cloro, flúor, PH, turbidez, e coliformes são inspecionados nas estações de tratamento, logo após a captação em rios, barragens ou poços tubulares profundos e na rede de distribuição de água.
CRÉDITO: AI CORSAN
FOTO: Willian Oliveira