Com o objetivo de valorizar a produção rural, fomentar o desenvolvimento sustentável e aproximar o campo da cidade, o Pavilhão Agropecuário Leci Seibeineichler da 17ª Fenachim chega com uma estrutura ainda maior e mais completa.
Neste ano, serão 20 espaços internos na primeira parte do Pavilhão, além de exposição de peixes, que promete ser uma das atrações mais visitadas, despertando a curiosidade de crianças, jovens e adultos. Pensando também no fortalecimento das relações e no intercâmbio de experiências, o Pavilhão contará com um espaço destinado a reuniões e encontros de pequenos grupos, oferecendo um ambiente apropriado para diálogo entre produtores, entidades, associações e visitantes interessados nas temáticas do meio rural. Também foi organizada a área de agroindústrias, um local especial para lanches coloniais, onde os visitantes poderão degustar os sabores típicos do interior.
Ainda, na parte interna terá um segundo local com dez espaços, mais a exposição do silo secador, e ao centro viveiros e flores. Já na parte externa terá a exposição de meliponíneos, que são abelhas sem ferrão.
O espaço é resultado de um esforço conjunto da Emater, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, e Cooperativa dos Produtores de Venâncio Aires (Cooprova), que atuam de forma integrada para garantir uma programação diversificada, atrativa e representativa das potencialidades locais.
A equipe de organização é composta por mais de 15 pessoas, que vêm trabalhando intensamente nos preparativos para receber os visitantes. Para o coordenador da Comissão da Agricultura Familiar da 17ª Fenachim, Vicente Finn, a edição deste ano reforça o compromisso com a valorização do meio rural e o fortalecimento da economia local. “Nosso objetivo com o Pavilhão Agropecuário é mostrar a força do campo, da agricultura familiar e da agroindústria regional. Cada expositor traz consigo uma história, um saber, um produto que representa muito mais do que o que está à venda – representa identidade, cultura e trabalho. Estamos felizes com o crescimento do espaço e com a integração das entidades que tornam isso possível. Será, sem dúvida, uma grande vitrine do nosso interior para todos os públicos da Fenachim”, destacou.
Em relação a edição de 2022, o pavilhão terá sete novos pontos, resultado da ampliação da estrutura física e do aumento da procura por parte dos expositores. A crescente valorização dos produtos locais e o reconhecimento da importância do setor agropecuário no desenvolvimento regional são reflexos diretos desse crescimento.
O pavilhão contará com a presença de mais de 84 expositores, que irão apresentar uma grande variedade de produtos oriundos da agricultura familiar e da agroindústria regional. Entre os destaques estão o melado, as conservas, o mel, os panificados, os sucos naturais e os embutidos artesanais, alimentos produzidos com qualidade e identidade local, que carregam tradição e inovação em cada detalhe.
O Pavilhão Agropecuário da Fenachim será, mais uma vez, um espaço vivo de troca, aprendizado e valorização da agricultura. Um ambiente que exalta o trabalho dos agricultores e agricultoras, promove o empreendedorismo rural e reforça o papel essencial do campo na construção de um futuro mais sustentável e integrado com a cidade.
Mais detalhes podem ser conferidos no site oficial: www.fenachim.com
CRÉDITO: AI Fenachim