A South Summit destacou durante três dias o potencial de inovação do Rio Grande do Sul. O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo (PP) celebrou a marca de mais de R$ 100 bilhões em investimentos privados anunciados no estado ao longo do último ano, excluindo os recursos públicos e os provenientes de concessões. Durante entrevista ao Olá Jornal, o gestor destacou o potencial de inovação apresentado no evento, que ocorreu de 09 a 11 de abril.
Apesar dos desafios enfrentados pelo estado, como enchentes, estiagens e outros eventos climáticos extremos, Polo reforçou que o ambiente de negócios no RS tem melhorado graças a uma série de reformas estruturantes promovidas nos últimos anos. “O Rio Grande do Sul, ao buscar equilíbrio fiscal e investir em infraestrutura, segurança pública, saúde e educação, cria um ambiente mais acolhedor para quem empreende”, afirmou.
Com uma postura “pró-business”, o estado tem atraído iniciativas em diversos setores, como o agronegócio, inovação e tecnologia. O secretário adiantou que novos anúncios devem ocorrer em breve, com foco em cooperativas, empresas do setor agroindustrial e data centers, além de iniciativas ligadas à inteligência artificial e armazenamento de dados.
Outro foco da gestão, segundo Polo, é a formação de capital humano. Ele destacou os avanços na educação, com a ampliação do número de escolas de ensino médio em tempo integral — de 1% em 2022 para 30% atualmente, com meta de atingir 50% até o ano que vem.
“O futuro será promissor com o que estamos plantando hoje. Esses investimentos vão gerar oportunidades, emprego e crescimento sustentável em áreas como turismo, agro, inovação, indústria e comércio”, concluiu o secretário.