Sicredi Vale do Rio Pardo prepara gestores e professores para o Programa Cooperativas Escolares

Olá Jornal
abril16/ 2025

Dentro do Ano Internacional das Cooperativas (AIC2025), a Sicredi Vale do Rio Pardo inicia mais uma temporada do Programa Cooperativas Escolares. Um período que promete muitas atividades e novidades dentro do programa, desenvolvido pela instituição desde 2016. Atualmente, são 25 cooperativas escolares e nove em processo de fundação. Como parte deste novo ciclo, gestores escolares e novos professores participaram da Habilitação Inicial, que aconteceu nos dias 8 e 9 de abril, na sede administrativa da Sicredi VRP, em Santa Cruz do Sul (RS).
 
A habilitação acontece uma vez por ano, conduzida pelos assessores pedagógicos do programa. O objetivo da formação é conhecer e compreender a contribuição da iniciativa para o desenvolvimento de competências de estudantes a partir da vivência dos princípios e valores do cooperativismo no contexto escolar. Do mesmo modo, é um momento de intercooperação para troca de experiências, conhecimento e entendimento da metodologia gamificada do jogo Cooperlândia.
 
O presidente da Sicredi VRP, Heitor Álvaro Petry destacou a importância das parcerias e da conexão com a comunidade escolar. “O tema educação é extremamente relevante para o Sicredi. A cooperação acontece a partir das parcerias. Somos parceiros. Todos nós queremos uma sociedade mais próspera”, salientou. Petry afirmou ainda que o programa é a evolução do cooperativismo nas escolas. “É instruir crianças e adolescentes para transformar a sociedade. Uma região se desenvolve na lógica do desenvolvimento de pessoas. Hoje, temos mais de mil estudantes participando do programa. Transformar vidas está no nosso propósito.”
 
O encontro contou com a participação de aproximadamente 40 pessoas de municípios do Rio Grande do Sul, localizados nas regiões de abrangência da Sicredi Vale do Rio Pardo e Sicredi Rota das Terras RS/MG. A instituição convidada está presente na região do Alto Jacuí, norte do Rio Grande do Sul, e na região Alto Paranaíba e noroeste de Minas Gerais. Ela conta com três cooperativas escolares em solo gaúcho: Cooepaz, de Tapera; Coopima, de Ibirubá; e Sementes da Cooperação, de Colorado.
 
Novidades – Como novidade para 2025, a Sicredi Vale do Rio Pardo firmou parceria com a Fundação Para Proteção Ambiental de Santa Cruz do Sul (Fupasc), por meio do Projeto Escola Sustentável. O intuito é unir forças para trazer alternativas para as demandas das cooperativas escolares. “Muitas cooperativas têm o objeto de aprendizagem voltado para questões ambientais, é papel reciclado, horta, mudas de árvores. A gente está amadurecendo este trabalho, mas já está disponível para apoio técnico, palestras e conhecimentos”, destacou a facilitadora do projeto, Débora Leonhardt da Silva.
 
Débora explicou que a Fupasc tem muito forte a questão de externalizar os trabalhos voltados para o meio ambiente e sustentabilidade. Com isso, nasceu o Projeto Escola Sustentável, que vem crescendo desde 2019, inspirando alunos e educadores a adotarem práticas sustentáveis, com responsabilidade ambiental e social. Atualmente, o projeto conta com a participação de cinco escolas municipais de Santa Cruz do Sul, sendo duas do Programa Cooperativas Escolares: Menino Deus e Guilherme Hildebrand, ambas em processo de fundação. “Estamos trabalhando para levar a gamificação para o Projeto Escola Sustentável também, vamos iniciar pela construção de um jogo voltado para uma trilha da compostagem, que é o carro-chefe da Fupasc”, frisou.
 
Outra novidade apresentada durante o evento foi a entrada do município de General Câmara no Programa Cooperativas Escolares, o que representa a participação de todos os municípios de abrangência da Sicredi Vale do Rio Pardo. A entrada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), de Venâncio Aires, com uma cooperativa escolar, também é outra inovação que proporciona mais credibilidade ao programa.

CRÉDITO: AI SICREDI/VRP

Olá Jornal