A Festa com Sabor do Rio Grande ganha ainda mais cor e cultura com a Exposição de Artesanato, que contará com a participação de 64 artesãos do município. O espaço estará aberto ao público durante todos os dias do evento, proporcionando uma vitrine especial para o talento e a criatividade dos expositores. “A Fenachim é um palco importante para mostrarmos o valor do artesanato, que carrega tradição, identidade e inovação”, destaca Silvani Frantz, coordenadora da Comissão do Artesanato e Turismo da Fenachim.
No total, serão 29 artesãos que integram o Programa Municipal de Artesanato; 20 artesãos da Arteva; e 15 artesãos da Casa do Artesão. O espaço dedicado ao artesanato será um verdadeiro palco para a expressão artística e cultural da região, reunindo peças produzidas manualmente. O público encontrará uma grande variedade de produtos, como artigos em madeira, couro, crochê, tricô, cerâmica, tecidos, recicláveis, patchwork, bonecas de pano, pintura, biscuit e, é claro, cuias, lembranças de Venâncio Aires, entre outros. “São trabalhos que refletem identidade, criatividade e dedicação”, comenta a coordenadora.
A exposição tem como objetivo valorizar o trabalho manual e incentivar a economia criativa, além de aproximar o público dos artistas locais e regionais. O espaço também contará com uma programação especial demonstrações ao vivo, permitindo que os visitantes conheçam de perto os processos criativos por trás das peças.
A exposição será realizada no Pavilhão do Artesanato, das 10h às 22h, com entrada gratuita, integrando a programação oficial da festa, que acontece de 1º a 4 e de 7 a 11 de maio. “Cada peça traz uma história e um pedacinho da nossa cultura”, conclui Silvani.
CRÉDITO: AI Fenachim