Edivilson Brum assume Secretaria da Agricultura do RS com foco em irrigação, endividamento rural e defesa da cadeia do tabaco

Olá Jornal
abril09/ 2025

O deputado estadual Edivilson Brum (MDB), ex-prefeito de Rio Pardo, assumiu oficialmente a Secretaria Estadual da Agricultura. Em entrevista ao Olá Jornal, Brum falou sobre suas expectativas, prioridades e os principais desafios à frente da pasta. O anúncio de troca no secretariado ocorreu nesta segunda-feira, 07, feito pelo governador Eduardo Leite (PSDB).

“Recebi a notícia com muita felicidade. Estou entusiasmado com o trabalho. Venho de uma região muito produtora, então as expectativas são muito positivas”, afirmou o novo secretário.

Entre as prioridades estabelecidas pelo governador Eduardo Leite, a irrigação foi destacada como tema central. “Temos hoje uma área irrigada muito pequena no estado. Nosso foco será ampliar esse cenário, trabalhando em conjunto com as federações e entidades do setor”, explicou Brum.

Outra preocupação urgente é o endividamento agrícola, reflexo de cinco safras consecutivas frustradas. “Os produtores precisam de alternativas para renegociar suas dívidas. Estamos, em nome do Governo do Estado, buscando soluções junto com os agricultores, mostrando alternativas viáveis”, ressaltou.

Brum também destacou o apoio aos projetos de securitização em tramitação no Congresso Nacional, mas reconhece os desafios fiscais. O novo secretário reafirmou ainda o compromisso com a defesa da cadeia produtiva do tabaco, um dos pilares econômicos de diversas regiões do estado. “O tabaco é um dos principais produtos do nosso território. O governo do estado se fez presente na COP, no Panamá, para mostrar apoio ao setor. Não podemos confundir políticas anti-tabagismo com a realidade da produção legal e exportadora do tabaco no Brasil”, disse.

Brum encerrou reforçando que sua gestão será marcada pelo diálogo com os produtores e por uma atuação técnica e comprometida com o desenvolvimento da agricultura gaúcha.

O parlamentar substitui Clair Kuhn. Além dele, Leite anunciou para a Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo, o ex-prefeito de Santa Maria Jorge Pozzobom, que sucede Luiz Henrique Viana. Já a ex-prefeita de Pelotas Paula Mascarenhas passa a integrar o governo como secretária extraordinária de Relações Institucionais. Além dessas mudanças, o ex-prefeito de Dom Pedrito Mário Augusto de Freire Gonçalves será o novo secretário-adjunto de Inovação, Ciência e Tecnologia — cargo que estava vago.

Olá Jornal