Os preparativos para a 17ª edição da Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) entram em uma nova fase a partir desta semana. Ainda na segunda-feira, 07, o Parque Municipal do Chimarrão foi fechado ao público para a montagem das estruturas temporárias que vão receber o evento, que ocorre de 1ª a 04 e de 07 a 11 de maio.
Segundo o presidente da 17ª Fenachim, Vilmar de Oliveira, o fechamento do parque é essencial para garantir a logística de transporte e instalação dos equipamentos. “Esse período exige um grande estudo de logística, pois os materiais transportados são de grande porte. Além disso, precisamos garantir a segurança tanto das pessoas quanto das montagens”, explica.
Oliveira destaca que os próximos 15 dias serão de trabalho intenso na montagem da estrutura geral da festa, para que, nas duas semanas seguintes, os expositores possam organizar seus espaços. “Nesse primeiro momento, estamos focados na estrutura da festa. Em seguida, os expositores começam a montagem dos seus estandes”, detalha.
REDISTRIBUIÇÃO
Uma das principais novidades desta edição está na redistribuição dos palcos e espaços de convivência dentro do parque. A área coberta do Chimarródromo, na entrada do evento, onde anteriormente havia shows, será transformada em um espaço de recepção temática. “Optamos por deixar esse ambiente mais voltado ao chimarrão, com alguns estandes institucionais, para que os visitantes tenham uma experiência mais imersiva”, explica Oliveira.
Os shows, que antes ocorriam nessa área, foram realocados. Agora, as apresentações musicais serão distribuídas em três palcos distintos. Na área gastronômica, localizado atrás dos bares, onde haverá uma praça de alimentação e shows de bandas. “Achamos que esse é um local mais apropriado para grandes apresentações”, comenta Oliveira.
O palco de bailes seguirá aos fundos do ginásio poliesportivo, como ocorreu em edições anteriores e foi bem recebido pelo público, destinado a bandas e atrações de maior porte.
O Chimarródromo terá estrutura de palco que será utilizado para apresentações menores, como voz e violão e performances de artistas locais. “Com essa nova distribuição, queremos oferecer mais conforto e uma experiência melhor tanto para o público quanto para os artistas”, afirma Oliveira.
ESPAÇOS
A organização segue com a comercialização dos espaços para expositores, e a expectativa é grande. “Ainda temos alguns espaços disponíveis, mas a grande maioria já foi vendida. Estamos com uma movimentação intensa, principalmente no setor de artesanato e agricultura familiar”, comenta o presidente. No total, a Fenachim contará com cerca de 400 expositores, abrangendo indústria, comércio, serviços, artesanato e agricultura familiar.
Com a estrutura sendo finalizada e os últimos ajustes em andamento, a expectativa dos organizadores é de que a Fenachim 2024 seja mais uma edição de sucesso, reunindo visitantes de toda a região para celebrar a cultura do chimarrão e fortalecer a economia local.