A Associação dos Fumicultores do Brasil atualizou as informações sobre a ocorrência de granizo no Sul do Brasil. A entidade mantém o seguro das lavouras e realiza acompanhamento a partir dos associados que informam perdas nas plantações em função da queda de granizo. Em todo o Sul do Brasil, foram registrados 16.527 ocorrências de prejuízos nas lavouras de tabaco na safra 2024/2025.
Os dados levam em conta informações repassadas para a Afubra até o dia 18 de janeiro. Na microrregião de Venâncio Aires, que contempla mais de 40 municípios nos Vales do Rio Pardo e Taquari, foram 548 ocorrências do fenômeno climático reportados para a entidade na atual safra.
Apesar dos registros de queda de granizo, com mais frequência no período de verão, os registros são menores se comparados a safra 2023/2024. Nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, foram notificados 34.091 lavouras atingidas no ciclo produtivo anterior.
A safra atual entra na reta final de colheita na região de Venâncio Aires, o percentual já alcança mais de 85%. Com isso, também reduzem os riscos de perdas nas plantações, por conta das condições climáticas desfavoráveis. A Afubra mantém equipes de avaliadores nos três estados do Sul, que realizam visitas às propriedades atingidas com granizo.