A Região Sul do Brasil está em alerta para tempestade nos próximos dias. O tempo severo será favorecido pela interação de uma massa de ar muito quente com um centro de baixa pressão atmosférica, o que, segundo a MetSul Meteorologia, vai favorecer a formação de numerosas áreas de instabilidade.
Santa Catarina e o Rio Grande do Sul são os estados com maior probabilidade de temporais durante a sexta-feira (24), bem como maior potencial de tempestades severas. Contudo, o território gaúcho deve registrar mais tempestades ao logo do dia, em função do posicionamento do centro de baixa pressão.
Nesta quinta-feira, 23, parte do Rio Grande do Sul possui alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para calor extremo, com validade até as 18 horas. Na maior parte do Estado, os temporais devem começar no início da tarde e seguir na noite de sexta-feira.
Nas primeiras horas de sábado, 25, ainda são esperados temporais isolados, o que diminui no decorrer do dia e o sol deve aparecer com nuvens e abafamento em diversas regiões do RS. Esse aquecimento, entretanto, deve favorecer novo episódio de instabilidade, especialmente na metade norte gaúcha, em Santa Catarina e no Paraná, no fim do dia.
Com informações METSul, INMET e Defesa Civil