Um forte odor desagradável tomou conta de diversos bairros do município nesta terça-feira, 21. Por conta disso, a vice-prefeita, prefeita em exercício, Izaura Landim e o secretário de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal, Gustavo Von Helden se reuniram para tratar do assunto após incômodo de moradores. O motivo do mau cheiro é a aplicação de biofertilizante em lavoura. A empresa responsável foi notificada pelos técnicos da secretaria e a aplicação foi suspensa.
De acordo com o secretário Gustavo, a empresa é reincidente por já ter sido notificada sobre aplicação do biofertilizante. “Em função das reclamações que recebemos ontem no fim do dia em função do mau cheiro, hoje pela manhã a primeira coisa foi identificar o local em que estava vindo este cheiro. Então, técnicos da secretaria identificaram, e notamos que se trata de uma reincidência. Este caso já ocorreu no ano passado, neste mesmo período. Fizemos a constatação do local, com uma notificação aplicada ainda do verão passado e ela ainda tem prazo de validade. A empresa, assim como o responsável pela aplicação não tomaram as medidas necessárias para que essa propagação de odor. Então, agora a etapa seguinte é a repressiva, e irá ser aplicada multa pela reincidência”, explica.
Ainda, segundo Von Helden, o produto é inofensivo à saúde. “O biofertilizante utilizado não tem vedação para a sua utilização e nem causa maior transtorno para a saúde”, comenta.
Na manhã desta quarta-feira, 22, não havia mal cheiro na cidade.
CRÉDITO: AI PMVA