O horário estendido de atendimento, sugerido pela Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Caciva) iniciou na quarta-feira, 18, e segue até segunda-feira, 23. Neste ano não houve negociação entre sindicatos dos trabalhadores do setor e da patronal. A proposta é de atendimento até as 21h, porém, cada empreendimento pode fazer o horário definido com os colaboradores. Neste sábado, 21, o comércio segue aberto até as 21h. No domingo, 22, a sugestão é de abertura das 17h às 22h.
A segunda-feira, 23, terá lojas abertas até as 21h. Na véspera de Natal, 24, a sugestão é de atendimento até as 17h.]
Um levantamento preliminar do Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul e Região (Sindilojas-VRP) revela que a proximidade com o último fim de semana antes do Natal deverá abrir o apetite de compra do consumidor, aquecendo as vendas para a data mais importante do varejo.
Em alguns setores, há uma expectativa de crescimento de até 5% no volume de vendas, na comparação com o ano anterior. Itens de bazar, perfumaria e calçados estão entre os produtos mais procurados até aqui. Horário ampliado na reta final e a circulação de recursos extras, com o pagamento do abono de 13º salário são os ingredientes que deverão fazer a diferença a partir de agora.
O horário estendido no fim de semana e até o dia 24,, é outro fator decisivo para consolidar o volume de vendas no varejo. “Muitos consumidores deixam para última hora, por conta do recebimento do abono de 13º salário próximo a estes dias, fazendo com que a quantidade de pessoas nas calçadas e nas lojas se intensifique até os instantes finais que antecedem o Natal”, ressalta o presidente do Sindilojas Vale do Rio Pardo, Mauro Spode.