A última etapa do processo eleitoral, antes da cerimônia de posse no dia 1º de janeiro, ocorreu na tarde desta terça-feira, 17. A diplomação dos eleitos no dia 06 de outubro ocorreu na Câmara de Vereadores. Prefeito, a vice e os 15 vereadores de Venâncio Aires receberam os diplomas de eleitos pela Justiça Eleitoral. A 93ª Zona Eleitoral também realizou o ato de diplomação dos eleitos em Mato Leitão e Boqueirão do Leão, que compõem a área de atuação.
Os diplomas de eleitos no último pleito, foram entregues para o prefeito e a vice, reeleitos, Jarbas da Rosa e Izaura Landim. Também receberam a diplomação os 15 vereadores que irão compor a Câmara Municipal a partir de 2025: Alberto Sausen, Alessandra Ludwig, Claidir Kerkhoff, Diego Wolschick, Eduardo Luft, Eligio Muchila, Everton Dias, Ezequiel Sthal, Gilberto dos Santos, Jeferson Schwingel, Luciana Scheibler, Nelsoir Battisti, Nilson Lehmen, Sandra Silberschlag e Tiago Quintana.
Durante discurso na cerimônia, a juíza eleitoral Cristina Margarete Junqueira, destacou o papel dos servidores do Judiciário para a realização do processo de eleição em 2024. “A colaboração de todos é essencial para a consolidação da democracia. Parabéns a todos e muito obrigado. Cabe destacar também que a justiça eleitoral desempenhou seu papel com imparcialidade e celeridade, garantindo que o pleito fosse transparente e justo.”
A magistrada enalteceu também o processo de diplomação dos eleitos. “Trata-se de um momento solene e carregado de significação, pois representa o ápice do processo democrático, no qual os vencedores do pleito eleitoral, detentores da aprovação da maioria dos eleitores, estão oficialmente habilitados para o exercício de seu mandato.”
Durante sua fala, a juíza também lembrou as promessas de campanha, e a importância de colocar em prática os projetos apresentados na busca pelo voto. “Vencida a disputa eleitoral, é o momento de cumprir aquilo que foi prometido, a palavra empenhada, durante a campanha eleitoral. Agora se dá início a implementação dos projetos vencedores. A partir de agora, o que deve prevalecer é a atuação em prol do bem comum e dos cidadãos dos municípios, posto que já decidida pela vontade popular. “
Além dos eleitos, participaram também do ato solene no Plenário Vicente Schuck, o promotor eleitoral, Pedro Rui da Fontoura Porto, o chefe do cartório, Eduardo Mosman e a representante da Junta Eleitoral, Michele Oliveira. A posse dos eleitos ocorre no dia 1º de janeiro de 2025 quando ocorre a eleição da mesa diretora da Câmara de Vereadores, e que dará posse ao prefeito e vice. O ato em Venâncio Aires ocorre às 17h no Legislativo Municipal.
FOTO: Willian Oliveira