A Universidade de Santa Cruz do Sul anunciou que após nove anos, vai fechar 2024 com resultado positivo nas finanças. Desde 2015 a instituição de ensino operava no vermelho ou com equilíbrio entre receitas e despesas. Junto com o cenário de finanças a reitoria projeta crescimento de 5% no número de alunos em 2025 e visualiza planos para novos cursos de graduação.
O assunto pautou a coletiva de imprensa feita pela reitora da Unisc durante a realização do vestibular de verão, no último sábado, 23. Atualmente a Unisc conta com 5,5 mil estudantes matriculados nos cursos presenciais. Somados às qualificações por EAD (Ensino à distância), são 10 mil alunos ligados à universidade. O reitor, professor Rafael Henn, atribui diversos fatores para a projeção de crescimento nas matrículas no próximo ano. “São os cursos que apresentam maior demanda, novas formas de ingresso no ensino superior e linhas de crédito próprias que tornam a graduação mais acessível. Nós somos muito cautelosos e olhando os últimos anos, desde 2015, 5% já é um grande crescimento.”
Aliado ao crescimento previsto de alunos, o reitor, detalha que as finanças da universidade irão registrar lucro. “O que hoje nós estamos colhendo é um conjunto de ações que já começamos a fazer ao longo dos últimos anos. Não foi tudo feito em 2024, por exemplo, a redução do grande, de uma redução importante no número de professores e técnicos administrativos, o que doeu muito com o gestor,” comenta.
O resultado foi alcançado a partir do equilíbrio financeiro e aumento de receitas vindas de aumento de serviços. “A receita vem crescendo nos últimos três anos, aumento de 10% e reduzindo o custo operacional,” comenta Henn.
NOVOS CURSOS
Apesar de não prever novos cursos ofertados no próximo ano, o reitor adianta que a Unisc irá iniciar avaliações para dois novos cursos. A ideia é realizar pesquisas por demandas e necessidades de mercado. Atualmente, a universidade oferta mais de 40 opções de cursos de graduação.
“Nós colocamos o nosso planejamento interno, dois novos cursos em 2025. Na verdade, nós estudaremos no próximo ano para que ele tenha efeito em 2026, porque nós temos que pedir autorização para o curso. Tem todo um time para que isso ocorra. Mas nós não sabemos dizer quais são os cursos ainda. Esse vai ser o estudo que vai ser feito já a partir de janeiro,” comenta.
APESC
Se no braço de educação a instituição vai registrar em 2024 lucro, no Hospital Santa Cruz, também mantido pela Associação Pró-ensino de Santa Cruz do Sul (Apesc), segue com desafios financeiros. O caixa da instituição hospitalar tem pautado inclusive idas à Brasília, buscando o reajuste da tabela SUS.
“Todos os hospitais filantrópicos no Brasil, tem uma dificuldade bastante grande. Nós recentemente trocamos a gestão do hospital com o objetivo de dar um novo olhar para a melhoria de processos internos. E eu, como presidente da mantenedora, tenho ido muito a Brasília dialogar com o Ministério da Saúde, com os deputados, para tentar ver se de alguma forma, apesar de que a esperança não é muito grande, fazer a correção da tabela SUS. Então, se pensarmos em Apesc, para os próximos 2, 3, 4 anos, o grande desafio vai ser o hospital,” afirma.