O presidente da Assembleia gaúcha, Adolfo Brito, cumpriu nesta segunda-feira, 18, a primeira agenda oficial da Missão Internacional do governo gaúcho ao Japão e à China. Em Shiga, ao lado do governador Eduardo Leite, de deputados, secretários de Estado e empresários, o chefe do Legislativo participou de audiência com Taizo Mikazuki, governador da província co-irmã do Rio Grande do Sul, e demais autoridades japonesas.
A reunião teve como objetivo estreitar as relações diplomáticas e comerciais, bem como o intercâmbio entre as duas regiões, que mantêm um acordo de irmandade desde 1980. “Foi uma bela oportunidade para reafirmamos essa aproximação e trocarmos experiências importantes com uma região amplamente desenvolvida em múltiplos setores, especialmente na área da tecnologia e da agricultura”, disse o presidente.
Em 2025, celebram-se os 45 anos do Convênio de Fraternidade entre RS e Shiga. O acordo foi criado para fortalecer os laços de amizade existentes entre o estado gaúcho e a província japonesa. Ainda prevê a manutenção da cooperação nos seguintes setores: meio ambiente, biotecnologia, tecnologia industrial, saúde, agricultura, educação, informática, piscicultura, telemetria, química, saneamento, qualidade, policiamento, combate a incêndios, cultura, ecoturismo e esportes.
CRÉDITO: AI ALRS
FOTO: Divulgação