Museu de Venâncio Aires celebra 30 anos de atividades

Olá Jornal
outubro23/ 2024

No sábado, 26, o Museu de Venâncio Aires completa 30 anos de existência. Para comemorar a data, diversas atividades estão sendo programadas pelo Núcleo de Cultura de Venâncio Aires (NUCVA). Atualmente, a entidade tem como presidente o médico, Cristiano Pilz.

Fundado em 1994, o museu busca garantir o resgate histórico dos venâncio-airenses e do desenvolvimento do município. Construído a partir de doações, a instituição ocupa o quase centenário Edifício Storck.

Para comemorar o aniversário no mesmo dia de sua fundação, (26 de outubro de 1994), será realizado um jantar na sede do GF Essência da Tradição, no Parque do Chimarrão com apresentação da Orquestra Jovem de Lajeado. Os cartões para o jantar estão sendo comercializados e podem ser adquiridos no próprio Museu ou com integrantes da diretoria.

O domingo contará com programação cultural e gratuita na rua Osvaldo Aranha em frente ao Museu. As atividades no dia 27 iniciam a partir das 14h30min, com a premiação do concurso de poemas alusivo ao aniversário do museu. O Grupo Folclórico de Danças Alemãs Die Schwalben se apresenta às 15h. A cantora Marla Oliveira sobe ao palco às 15h30min. Após, às 15h45min, se apresenta o Grupo de Danças Açorianas Resgatando Nossas Raízes (AA Cemuc). A partir das 16h15min ocorre apresentação do Chuleador Lucas Keller (finalista do Enart) CTG Erva- Mate. O Grupo de Danças Folclóricas Alemã Grüner Jäger realiza apresentação às 16h30min. O Centro de Tradição Gaúcha Chaleira Preta realiza apresentação às 17h. A Banda do Colégio Gaspar dá sequência, com apresentação às 17h30min. O Grupo Musical Uninter se apresenta às 18h e o Coral Venâncio Em Canto encerra a programação de aniversário a partir das 18h30min.

O “Museu de muitos donos” possui na sua história a integração comunitária. Após campanha, o prédio onde está instalado foi adquirido por US$ 500 mil. O Edíficio Storck foi projetado pelo arquiteto alemão Simon Gramlich, que também projetou a Igreja Matriz São Sebastião Mártir. O edifício foi o primeiro prédio tombado em Venâncio Aires, tendo registro no ano de 2012.

Olá Jornal