As campanhas eleitorais seguem intensas para os 167 candidatos a vereador em Venâncio Aires e outras quatro que disputam a Prefeitura da Capital do Chimarrão. O horário eleitoral no rádio encerra nesta quinta-feira, e as caminhadas, carreatas ou passeatas podem ser feitas até as 22h do sábado, 05. As seções eleitorais abrem às 8h neste domingo, 06, e a votação encerra às 17h.
A 93ª Zona Eleitoral, que abrange Venâncio Aires, Mato Leitão e Boqueirão do Leão conta com 235 urnas eletrônicas, destas, 23 ficam em reserva, caso seja necessário realizar a substituição por falhas durante a votação. A expectativa é de concluir a apuração dos resultados até as 20h30min deste domingo, com a divulgação oficial de prefeitos, vices, e vereadores para o mandato de 2025 a 2028.
Em todo o Rio Grande do Sul o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), dispõe de 31 mil urnas eletrônicas. Todas serão utilizadas, como urnas de seção ou como urnas de reserva, espalhadas estrategicamente para as corriqueiras substituições de equipamentos que venham a apresentar falha durante a votação. Dessas, 16% são dos modelos 2013 e 2015 e 84% são dos modelos 2020 e 2022. Em Venâncio Aires serão utilizadas as de 2022, que prometem maior agilidade na hora do registro do voto.
CAMPANHA
Com a proximidade do domingo de eleições, os candidatos também possuem restrições e prazos que regulamentam a propaganda e as atividades eleitorais. Além dos programas de rádio que encerram na quinta-feira, outro item na lista de proibições, a partir de 48h antes do pleito é vetada a realização de comícios ou reuniões públicas.
Além disso, caminhadas, carreatas ou passeatas, acompanhadas ou não por carros de som e minitrios, só são permitidas até 22h de sábado, 05. A legislação também estipula que, até 22h do dia que antecede o da eleição, será permitida a distribuição de material gráfico – os famosos santinhos. Na véspera da eleição, é proibido espalhar material de campanha – derrame de santinhos – em locais de votação ou em vias próximas.
No domingo, o eleitor poderá, de forma individual e silenciosa, manifestar sua preferência por partido político, coligação, federação ou candidatos, através do uso de bandeiras, broches, adesivos e camisetas. O Código Eleitoral, porém, estabelece outras regras para a propaganda eleitoral no dia da eleição. Entre elas está a distribuição de propaganda, divulgação de carros de som, manifestações coletivas, abordagens a eleitores buscando influenciar o voto e a publicação de novos conteúdos na internet.
CANDIDATURAS
Quatro candidaturas disputam o poder Executivo de Venâncio Aires. Pela Frente Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV), Cândido Faleiro disputa como prefeito e Sérgio Rosa de vice. A coligação “Unidos por um futuro melhor” (PSB, PSDB, Cidadania, União e Podemos), tem Giovane Wickert como candidato a prefeito e a professora Élida Klamt de vice. Buscando a reeleição, Jarbas da Rosa, prefeito, e Izaura Landim de vice, encabeçam a coligação “Para Frente Venâncio”. A coligação “Endireita Venâncio” (PP e PL), tem Maciel Marasca como candidato a prefeito e vice, Alexandre Wickert.
Ao Parlamento Municipal são 11,13 candidatos por vaga. São 167 postulantes para as 15 vagas no Legislativo. Deste total, 34% são mulheres, com 56 candidaturas. Os homens representam 66%, com 111 candidaturas. O Ensino Médio completo é o maior grau de escolaridade, representando 40,72%, com 68 candidatos.