A segurança hídrica do Rio Grande do Sul estará em debate na Universidade de Santa Cruz do Sul nesta sexta-feira, 27. A Assembleia Legislativa realiza o segundo seminário RS Sustentável: Cada Gota Conta – Para Mais ou Para Menos, o Debate sobre Água é Agora.
O evento é parte dos debates regionais pelo interior do estado sobre Reservação de água, Irrigação e Piscicultura, e será realizado no auditório do Bloco 18 da Unisc (Av. Independência, 2293, bairro Universitário), em Santa Cruz do Sul.
A programação será aberta às 9h. Participam o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adolfo Brito (PP), o presidente do Corede Vale do Rio Pardo, Heitor Álvaro Petry, o reitor da Unisc Rafael Frederico Henn, e autoridades convidadas.
A partir das 10h ocorre painel que vai debater o enfrentamento/preparação para os períodos de estiagem, bem como fomentar propostas para que possamos ter um ambiente de produção sustentável e com segurança jurídica ao produtor rural.
A atividade será dividida em quatro partes. A primeira com o tema deste ano da gestão de Brito na Assembleia Legislativa. O engenheiro agrônomo, José Enoir de Stefani Daniel, da ALRS, vai apresentar a situação dos recursos hídricos no estado. Na sequência ocorre apresentação do olhar da academia sobre o tema da reservação de água e enfrentamento dos períodos de seca. O assunto será abordado pelo doutor em Direito Ambiental da Unisc, Cassio Alberto Arend.
O olhar do Vale do Rio Pardo sobre o tema será detalhado pelo presidente do Corede/VRP, Heitor Petry. As questões técnicas para o enfrentamento dos períodos de estiagem serão abordadas por Alexandre Hanh, técnico em agronegócio da PSK Consultoria Ambiental.
Com duração de duas horas, em formato talk e mediação do jornalista Rodrigo Lopes, o evento será transmitido ao vivo pela TV Assembleia.