Planos prioritários dos candidatos a prefeito para a Educação passam por mais vagas em Emeis, valorização dos professores e uniformes nas escolas

Olá Jornal
setembro14/ 2024

A área da educação possui o segundo maior orçamento municipal, e ao lado da saúde é apontado como setor prioritário para a população. A ampliação de vagas nas escolas de educação infantil, além de novos investimentos para o ensino integral, passam pelos planos de governo dos quatro candidatos a prefeito.
Na última semana de agosto o Olá Jornal realizou sabatina com os postulantes ao cargo de prefeito em Venâncio Aires. Na oportunidade debateu ações previstas nos planos de governo e medidas prioritárias para melhorar os indicadores da educação local.

Na rede municipal estão mais de 5,1 mil alunos matriculados, segundo dados do Censo Escolar. Sob gestão municipal são 32 escolas. A projeção orçamentária de 2024 é de R$ 83 milhões para o custeio dos serviços de educação, atrás apenas da saúde, que conta com R$ 93 milhões.

CÂNDIDO
José Cândido Faleiro Neto (PT) defende a ampliação no número de vagas na rede municipal de ensino infantil, levando em consideração a compra de vagas na rede privada. “Então nós queremos, dentro das possibilidades, da necessidade, de colocar também uma creche no interior. Nós queremos adquirir vagas nas escolas particulares, e ampliar as creches já existentes. Então, essa necessidade, a Rosange [ex-secretária de Educação e integrante do PT] tem essa questão da humanização, de tratar bem a criança, e também no pró-infância, nós temos que ampliar essas vagas.”

O ensino integral também é defendido pelo candidato do PT. “Nós imaginamos que a educação tem que ser de turno integral. Paulatinamente nós temos que conseguir. Vamos resolver o problema das creches, que é uma necessidade principal para o ser humano poder evoluir e se desenvolver,” reforça.

GIOVANE
A implantação de uniformes na rede pública de ensino volta a constar no plano de governo do candidato Giovane Wickert (PSB). Em 2016 a medida já estava no planejamento governamental. “E os uniformes, sim, é um objetivo que nós persistimos, já tínhamos isso na outra gestão, mas quando houve a pandemia, em 2019 para 2020, queríamos implantar, a gente teve que recuar um pouco até porque não havia razão de implantar uniformes , quando não tinha aulas. Então esse é o objetivo agora, retomar isso, porque isso dá uma dignidade e nivela todos os alunos, independente de classe social.”

A criação da primeira Escola de Educação Infantil (EMEI) no perímetro rural também está mantida no planejamento do governo. “Começaremos por Santa Emília e vamos construindo. Mas acho que a gente pode regular com as escolas privadas alguma coisa também, porque com o tempo a tendência é que cada vez se tenha um controle de natalidade maior. Então, o objetivo também é fazer esse equilíbrio entre o público e o privado para as empresas que também estão gerando emprego,” destaca.

JARBAS
Jarbas da Rosa (PDT), que busca a reeleição, incluiu no plano de governo a continuidade das reformas das escolas municipais, além da construção de duas novas unidades, uma de ensino fundamental e outra para o público infantil. “Entendemos que a população vem se desenvolvendo para alguns locais mais específicos, áreas novas de loteamento. Mas nós estamos planejando, devido a novos loteamentos, tanto populares quanto de empresas loteadoras, o crescimento de financiamentos para a região da Estrada Velha, para a região da 287, também Bela Vista, Santa Tecla.”

Rosa lembra que durante o seu governo a rede municipal recebeu investimentos na estrutura. “Planejar a educação, tanto agora com o investimento que a gente vem fazendo, principalmente com relação à informática, robótica, computadores em todas as salas de aula, investimento para subestações nas nossas escolas[…] O básico, nós conseguimos resolver tudo com ampliações, com reformas, e agora avançamos com relação ao planejamento estratégico a médio e longo prazo,” comenta.

MARASCA
Na área educacional, o candidato Maciel Marasca (PP) incluiu a criação de um programa de valorização dos professores, por meio de compensação financeira por produtividade, através de avaliação de desempenho. A proposta do progressista é de estimular os docentes, na busca por melhores indicadores de desenvolvimento da educação pública do município. “A valorização do professor é muito importante […] Os números na nossa educação são ruins, tem muito a evoluir, e acredito que investindo em infraestrutura, em turno integral, trazendo o esporte, a cultura dentro desse turno integral, a gente consegue melhorar muito a qualidade de vida do nosso aluno e dar condições para ele ter um desenvolvimento bom e ter uma perspectiva de oportunidade de trabalho melhor no futuro.”

Conforme Marasca a compensação financeira será uma forma de estimular a categoria profissional. “E a valorização do professor está dentro, a valorização financeira desse professor também está dentro desse plano. Então se o professor vai bem, os alunos vão bem, e porque não pagar um pouco mais,” questiona.

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