O Governo do Rio Grande do Sul estrutura nova missão governamental para a Ásia que deve ser realizada em novembro. A proposta é visitar a China, a Coréia do Sul e o Japão. A busca por novos investimentos e abertura de mercados para a produção gaúcha ganham espaço na agenda.
No fim do ano passado o governo gaúcho realizou missão para a China, liderada pelo vice-governador Gabriel Souza (MDB), e acompanhada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo (Progressistas). A missão teve como principais objetivos a ampliação de negócios entre o governo estadual e o país asiático, a atração de investimentos e a divulgação dos produtos gaúchos.
Outras pautas tratadas foram o reconhecimento do Estado como zona livre de febre aftosa sem vacinação e a habilitação de novas plantas frigoríficas para ampliar o mercado para a carne gaúcha. O potencial de negócio para a proteína gaúcha deve seguir em destaque na nova missão, que vai ser liderada pelo governador Eduardo Leite (PSDB).
“Estamos na expectativa de que tenhamos o reconhecimento ainda neste ano pela China como Estado livre de aftosa sem vacinação, o que vai potencializar ainda mais as nossas exportações de proteína animal para o mercado chinês. Devemos no final do ano fazer uma nova missão para a Ásia com o governador Eduardo Leite, que estamos estruturando para ampliar os nossos laços com as principais nações asiáticas,” relata Polo.
FOTO: Joel Vargas/Ascom GVG