Massa de ar frio que começou a ingressar neste domingo toma conta do Rio Grande do Sul na segunda-feira. A temperatura estará baixa e inferior à média de julho em todo o estado no decorrer do dia. A virada do mês de julho para agosto será marcada por extremos de temperatura. A atuação de uma massa de ar frio primeiro trará queda de temperatura, mas, na sequência, o ingresso de ar muito quente deixará a temperatura muito alta para esta época do ano com calor à tarde.
Nesta segunda-feira na região ainda ocorrem pancadas de chuva, que podem ser fortes, principalmente na primeira metade do dia. Mas, gradativamente uma massa de ar seco e frio avança sobre o território gaúcho e o tempo começa a melhorar. As temperaturas não variam muito e ficam baixas na maior parte do dia. A mínima fica em 10ºC e máxima alcança os 16ºC.
Na terça-feira, 30, uma massa de ar polar atua sobre o Estado. O dia começa gelado, mas no decorrer do período, o sol aparece e ameniza a sensação de frio. As marcas não se elevam muito e a tarde será amena. Em direção à noite, as temperaturas voltam a despencar. As marcas variam entre 07ºC e 19ºC.
A partir de quarta-feria, 31, as temperaturas voltam a se elevar com máxima de 23ºC. O dia será de sol na região.
A quinta-feira, 1º de agosto, será de sol com poucas nuvens. A máxima alcança os 28ºC, e a mínima será de 13ºC.
A sexta e o sábado seguem com temperaturas elevadas. A máxima fica em 29ºC. Os dias serão de sol com algumas nuvens e mínima de 15ºC.