Dia 25 de julho comemora-se o Dia da Agricultura Familiar, destacando a importância dos pequenos agricultores na atuação rural no país. Essenciais para a economia local, esses agricultores utilizam práticas tradicionais ao mesmo tempo em que buscam inovação constante para cultivar produtos de qualidade, preservando a biodiversidade e fortalecendo as comunidades rurais. De acordo com o Anuário Estatístico da Agricultura Familiar 2023, da Contag, o Brasil possui 3,9 milhões de propriedades de agricultura familiar, correspondendo a 77% dos estabelecimentos agrícolas do país.
Para a Japan Tobacco International (JTI), ter os produtores integrados no centro de toda a sua estratégia é primordial. Por isso, a empresa oferece programas exclusivamente voltados a eles. Atualmente, são cerca de 12 mil produtores integrados, localizados nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Sendo integrados, possuem vantagens técnicas, comerciais e financeiras. A companhia também considera a segurança destes parceiros, proporcionando informações e capacitação para reduzir os riscos à saúde deles e de seus trabalhadores.
ARISE
Uma iniciativa é o Programa ARISE, uma ação global da JTI para erradicar o trabalho infantil em comunidades produtoras de tabaco onde a empresa atua. Esse programa tem como objetivo criar oportunidades para as gerações presentes e futuras, promovendo oficinas de contraturno elaboradas para cada comunidade local, variando entre informática, esporte, música, dança e idioma, além de cursos de técnicas agrícolas e gestão, sempre para jovens que estão matriculados nas escolas parceiras.
De 2012 a 2022, cerca de 5.000 crianças participaram de oficinas de contraturno escolar, 1.200 técnicos agrícolas foram treinados em todo o setor, mais de 17.000 crianças se beneficiaram do programa em melhorias de escolas e mais de 15.000 participaram de atividades de conscientização sobre trabalho infantil.
Outro exemplo é o Programa de Aprendizagem Rural em parceria com as Escolas Famílias Agrícolas (EFAs), que criam oportunidades para a capacitação de jovens rurais para garantir uma transição segura ao mercado de trabalho.
Programa Jovem Empreendedor Rural
Pensando nos incentivos a estes produtores e aos novos, uma vez que essa tradição é passada de geração a geração, a JTI promove o Programa Jovem Empreendedor Rural, que premia jovens que se formaram nos cursos de técnicas agrícolas e aprendizagem rural das Escolas Família Agrícola de Santa Cruz do Sul e Vale do Sol (EFASC e EFASOL, respectivamente), do Instituto Crescer Legal e da Casa Familiar Rural do Paraná, visando a implementação de iniciativas que apoiem a sucessão rural no campo. Os estudantes apresentam seus trabalhos de conclusão de curso a uma banca avaliadora e recebem prêmios em dinheiro.
“A JTI se considera uma aliada dos produtores de tabaco e da agricultura familiar, focando no suporte que a empresa oferece em relação às boas práticas na lavoura, implementação de tecnologia, valorização das mulheres e enfrentamento ao êxodo rural”, comenta Marines Kittel, supervisora de Projetos Sociais da JTI.
Apoio às produtoras
A JTI enxerga a importância de políticas de incentivo à mulher produtora rural, fundamentais para o desenvolvimento sustentável e inclusivo das comunidades agrícolas. As produtoras desempenham um papel crucial na agricultura e na produção de produtos de qualidade. No entanto, podem enfrentar desafios significativos, como acesso limitado a recursos, crédito, tecnologia e mercados.
Um exemplo é o projeto Força Femina em Campo, um evento que acontece anualmente e que incentiva e estimula o debate sobre sustentabilidade, autocuidado e respeito à vida. O evento reúne as produtoras integradas à empresa na região Sul do Brasil e acontece desde 2017, já tendo confraternizado com mais de 3 mil participantes. A iniciativa visa criar um ambiente para ouvir, discutir desafios e oportunidades, compartilhar conhecimentos, opiniões e experiências, além de oferecer momentos de entretenimento.
“Ao investir em programas que capacitam e apoiam as produtoras rurais, ajudamos a promover a igualdade de gênero, mas também fortalecemos as economias locais e aumentamos a produtividade agrícola”, ressalta Marines.
Além do evento, a JTI também é responsável por uma série de incentivos, como capacitações e oficinas direcionados às mulheres no campo.
Como outro ponto de apoio aos produtores, a JTI possui um canal de ouvidoria e é uma das poucas empresas do setor que oferecem esse tipo de serviço, focado justamente para a base de produtores e empresas parceiras da cadeia de suprimentos. Sendo totalmente sigiloso, tem o objetivo de ouvir os trabalhadores e apurar qualquer tipo de denúncia com seriedade e cuidado.
Sobre a JTI
A Japan Tobacco International (JTI) é uma empresa internacional líder em tabaco e cigarro eletrônico, com operações em mais de 130 países. É proprietária de Winston, segunda marca mais vendida do mundo, e de Camel. Outras marcas globais incluem Mevius e LD. Também é um dos principais players no mercado internacional de cigarro eletrônico e tabaco aquecido com as marcas Logic e Ploom. Com sede em Genebra, na Suíça, emprega mais de 46 mil pessoas e foi premiada com o Global Top Employer por oito anos consecutivos. No Brasil, são mais de 1,2 mil colaboradores em dez Estados. A operação contempla a produção de tabaco – por meio de mais de 12 mil produtores integrados no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná – compra, processamento e exportação de tabaco, fabricação, venda e distribuição de cigarros em mais de 20 Estados do Brasil. As marcas comercializadas são Winston, Djarum e Camel, esta última também exportada para a Bolívia, assim como a marca LD. É Top Employer Brasil desde 2018 e, em 2022, ficou em #1 no ranking nacional, repetindo a conquista em 2023. Neste mesmo ano, conquistou a certificação Great Place to Work (GPTW), consolidando-se como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil. A JTI acredita na liberdade de escolha de seus consumidores. Por isso, disponibiliza amplamente informações sobre as consequências do tabagismo. Saiba mais em www.jti.com/brasil.
CRÉDITO: AI JTI