Produtores de tabaco participam de conscientização em SC e no PR

Olá Jornal
julho17/ 2024

Teve início, na última semana, o 14º Ciclo de Conscientização sobre saúde e segurança do produtor e proteção da criança e do adolescente, promovido pelo Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e empresas associadas, com apoio da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra).

Somente no Paraná, os eventos reuniram 750 pessoas, nos municípios de Irati e Palmeiras, nos dias 9 e 10 de julho, respectivamente. Já no dia 11, Canoinhas, em Santa Catarina, sediou o seminário com o a participação de 430 pessoas. O 14º Ciclo de Conscientização segue a agenda em Santa Terezinha (SC), no próximo dia 30 de julho, a partir das 13 horas, no Pavilhão do Parque de Eventos (Parque da Mata Nativa).

Além dos produtores de tabaco envolvidos, participam dos eventos agentes de saúde, diretores de escolas, conselheiros tutelares e autoridades locais e regionais. Em 2024, a programação está repleta de interatividade com o público, que participa ao vivo do podcast Vida no Campo, uma peça teatral que encena um programa de rádio online e que conta com a participação de especialistas sobre os temas abordados. 

As orientações repassadas no evento não são novidade para os produtores de tabaco. As mensagens são disseminadas pelas equipes de campo das empresas, por meio da orientação técnica. Os produtores recebem cartilhas e também são impactados por campanhas de mídia sazonais que reforçam as mensagens.

“Acredito que a palavra que melhor resume os objetivos do Ciclo seja ‘proteção’. A proteção do futuro das crianças e dos adolescentes; a proteção dos produtores; e a proteção do nosso negócio. Ao desenvolvermos nossas crianças, para que estejam preparadas para melhor conduzirem suas vidas no futuro, e ao protegermos a saúde e a segurança dos produtores, estamos também zelando pela sustentabilidade da cadeia produtiva do tabaco e a manutenção do Brasil na liderança mundial de exportações há mais de 30 anos”, avalia o presidente do SindiTabaco Iro Schünke.

CRÉDITO: AI SINDITABACO

Olá Jornal