O governo federal solicitou às Prefeituras um banco de dados que levará ao pagamento do “Auxílio Reconstrução”, um PIX de R$ 5.100,00 para as famílias que tiveram perdas após deixarem suas casas, de forma temporária ou definitiva, durante as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul. Os beneficiários de Venâncio Aires devem se cadastrar de forma online, a partir desta quarta-feira, 22, no site do Município.
O valor é destinado por família e será pago diretamente pelo Governo Federal. Caberá aos municípios, no entanto, informar os moradores residentes em áreas atingidas, especialmente o titular do núcleo familiar, preferencialmente feminino. Para realizar o cadastro, basta acessar o site www.venancioaires.rs.gov.br, clicar no banner disponibilizado no topo do site, cadastrar um email e senha (que não precisa ser do titular do cadastro) e preencher os integrantes da família e o endereço da residência. “Se a residência informada constar na área de alagamento atestada pela Defesa Civil Municipal, o benefício poderá ser consultado no aplicativo GovBr, a partir do dia 27, e será pago, diretamente pela Caixa Federal”, explica a secretária do Planejamento e da Defesa Civil, Deizimara Souza.
A Administração de Venâncio Aires salienta que não é preciso formar filas ou procurar órgãos municipais para o cadastramento, pois os dados serão repassados, diariamente, para o site do Governo Federal, conforme as informações forem chegando ao Município. “Já temos informações compiladas de pessoas que passaram pelos nossos abrigos e nosso objetivo é buscar aqueles que estiveram em casas de parentes ou amigos e não informaram à Prefeitura”, completa Deizimara.
O cadastramento pelo site é simples e facilita que as pessoas não precisem se deslocar de suas casas. Ainda assim, quem necessitar esclarecer dúvidas sobre o benefício social, poderá se informar diretamente pelo whatsapp da Prefeitura (51) 9910-9500, nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) do Centro e Battisti, das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia, e com as assistentes sociais dos abrigos de Linha Mangueirão e Estância Nova.
Para garantir a transparência do processo, a Prefeitura irá publicar em seu portal a lista de cadastrados e beneficiários aprovados para receber o Auxílio Reconstrução.
CRÉDITO: AI PMVA
FOTO: Gustavo Mansur/Palácio Piratini