Depois de terem as aulas suspensas por conta das fortes chuvas e enchentes, as escolas municipais de Educação Infantil e de Ensino Fundamental de Venâncio Aires retomam as aulas na próxima semana. Com exceção da escola Coronel Thomas Pereira, de Linha Taquari Mirim, e da escola infantil Frederico Closs, do bairro União, as demais recomeçam já na segunda-feira (13). Já o turno integral das escolas Cidade Nova, José Duarte de Macedo e Otto Gustavo Daniel Brands, retornam na terça-feira (14), e na escola Odila Rosa Scherer o retorno vai ser informado pela direção do educandário. A escola Coronel Thomaz Pereira retoma as aulas na quinta-feira (16) e a escola Frederico Closs passará por readequação das vagas já que o prédio não tem mais condições de atendimento.
“É importante lembrar que estamos cientes de que muitas famílias enfrentam as consequências das enchentes, assim como das dificuldades de locomoção nas estradas, o que pode dificultar o transporte. Por isso, adiantamos que não vai haver prejuízo no ensino dos estudantes. As famílias podem ficar tranquilas”, destaca o secretário municipal de Educação, Emerson Elói Henrique. O secretário também fala da importância das comunidades escolares acompanharem nas próximas horas, as redes sociais da Prefeitura, os meios de comunicação e os grupos de pais, quanto a possíveis alterações nestas informações, tendo em vista as previsões para mais chuvas, no final de semana.
NOVO PRÉDIO
Já com projeto de construção de um novo prédio para a escola municipal de Educação Infantil Frederico Closs, cadastrado junto ao Ministério da Educação, a direção, Associação de Pais e Mestres e Administração Municipal decidiram que as atividades escolares não serão retomadas no atual prédio. O problema histórico de alagamento e enchente na região, voltou a se repetir de forma extrema, na semana passada, deixando a estrutura física inundada por cerca de quatro dias, ocasionando muito prejuízo ao mobiliário e material de trabalho.
A secretaria de Educação trabalha na locação de espaço para abrigar as atividades escolas, até que uma nova escola seja construída. “Até a adaptação do novo espaço, os pais tiverem condições de buscar por vagas em escolas da rede privada, assim como alguns já fizeram, que assim colaborem. Estamos reorganização para fazer a compra por vagas particulares para crianças de zero a três anos e as matrículas dos alunos de pré-escola na Emei Vô Ismael, do bairro Xangrilá”, explica o secretário.
Na tarde desta sexta-feira (10), os servidores da escola foram reunidos na secretaria de Educação para orientações e readequação dos locais de trabalho. As negociações para locação de um novo espaço para abrigar as atividades da escola já estão avançadas e devem ser anunciadas nos próximos dias, porém o local vai precisar de obras de adequação.
CRÉDITO: AI PMVA