Conforme levantamento feito até a tarde desta quinta-feira (2), em Venâncio Aires, mais de 23 mil pessoas foram atingidas pelas enchentes desta semana. Conforme a secretaria de Planejamento e Urbanismo, Deizimara Souza, na região da cidade, mais de 13.075 pessoas desalojadas e foram para casas de familiares ou amigos. Já na região rural, com as cheias do rio Taquari, o número de atingidos até o momento é 10.551 mil pessoas. A situação levou o prefeito Jarbas da Rosa a decretar Situação de Calamidade Pública, nesta tarde quinta-feira (2), abrangendo as situações de alagamentos, chuvas intensas, granizo, inundações e enxurradas.
“São dados que temos até o momento e com certeza terão alteração, mas servem como base para nosso trabalho também na busca por recursos para o município superar esse momento”, destaca Deizimara. Conforme ela, ainda é necessário incluir moradores de regiões isoladas, como a região serrana do município que também teve moradores atingidos.
Nos três abrigos municipais instalados para moradores desalojados e que não tinham onde se abrigar, até a tarde desta quinta-feira, havia o cadastro de atendimento a 391 pessoas, das quais 344 permanecem nos locais.
CRÉDITO: AI PMVA