A Associação das Soberanas da Festa Nacional do Chimarrão organiza a entrega de uma homenagem para familiares de Nelsi Schwingel. Falecida em 2022, aos 85 anos, a professora se destacou pelo trabalho social e voluntário pela Fenachim. Através de uma menção honrosa, denominada Mulheres Soberanas, será reconhecido o seu trabalho de amor e dedicação pelo maior evento de Venâncio Aires.
A homenagem póstuma ocorrerá durante a 17ª Fenachim, no dia 1º de maio. Nesta semana, uma das filhas de Nelsi, Neneca Schwingel recebeu o convite para o ato das mãos das princesas da 2ª edição da festa e integrantes da diretoria da associação, Loiva Wünsch e Margô Schmidt Guterres. “O convite foi entregue com muita emoção. Para nós, como soberanas que convivemos com a dona Nelsi, poder retornar à casa onde ela tanto nos acolheu, foi especial”, destaca Loiva, vice-presidente da entidade.
Segundo a presidente da associação e princesa da 11ª Fenachim, Fernanda Landim, essa será a primeira edição da homenagem. Mas, futuramente, outras mulheres que estiveram envolvidas com as cortes também devem ser reconhecidas. “Esta é uma homenagem àquelas mulheres que nos acolheram, dedicaram seu tempo e distribuíram amor a cada uma de nós. Certamente, nos lembramos das mulheres que nos acompanharam nas nossas trajetórias como soberanas. Nesta 1ª edição, a Nelsi será a nossa homenageada. Mulher de personalidade, presente nas quatro primeiras edições da Fenachim”, explica Fernanda.
A entrega da homenagem será feita para familiares de Nelsi Schwingel, mas a cerimônia é aberta a todos os amigos e demais interessados. O evento ocorre no dia 1° de maio, às 16h, na Casa de Cultura do Parque do Chimarrão, durante a Fenachim. No mesmo espaço, ocorrerá a exposição dos trajes típicos e sociais de todas as edições da festa.
Texto: Veridiana Röhsler/Associação das Soberanas da Festa Nacional do Chimarrão
Fotos Dona Nelsi: Álvaro Pegoraro Fotografias