Adolescentes rurais de Itaiópolis participam de programa de qualificação profissional

Olá Jornal
abril11/ 2024

Pelo segundo ano, o Instituto Crescer Legal sedia o Programa de Aprendizagem Profissional Rural no município de Itaiópolis, em Santa Catarina. Nesta quarta-feira, 10 de abril, um evento reuniu parceiros, autoridades, comunidade escolar e familiares, para oficializar a entrega do crachá de jovem aprendiz rural aos 25 participantes da edição de 2024.

Promovido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do município, o programa proporciona aos participantes qualificação profissional e renda. As empresas associadas e apoiadoras do Instituto, todas indústrias do setor do tabaco, contratam os adolescentes que não trabalham nas empresas, mas permanecem em suas respectivas comunidades e, no contraturno escolar, participam do curso de Gestão Rural e Empreendedorismo. Com um total de 800 horas remuneradas (20 horas semanais), o curso iniciou em março e segue até o mês de dezembro com atividades teóricas e práticas concomitantes conduzidas pela educadora do Instituto, Adriane Partala Alves da Silva, no CEJA/NAES.

“Estarmos novamente em Itaiópolis, em 2024, demonstra que há uma demanda para esse público no meio rural. Os produtores estão conscientes de que é preciso investir em educação e qualificação para seus filhos. Poder oferecer essa oportunidade é motivo de muito orgulho para todos nós que fazemos parte dessa grande engrenagem do Instituto. Quero deixar meu agradecimento a todos os nossos parceiros, associadas e apoiadores que promovem novos projetos de vida para o campo a cada nova turma realizada”, enfatizou o diretor presidente do Instituto, Iro Schünke.

Em 2024, o Instituto também está no Paraná, em São João do Triunfo, e no Rio Grande do Sul, onde as atividades são sediadas em Agudo, Gramado Xavier, Novo Cabrais, São Lourenço do Sul e Vera Cruz. Em todos os locais, conta com a parceria do executivo municipal, por meio das Secretarias de Educação, que oferece o espaço para a realização das atividades, alimentação e logística de transporte diário para viabilizar o atendimento dos adolescentes nas comunidades onde vivem.

ITAIÓPOLIS (SC)

Sede: CEJA/NAES – Centro

Educadora: Adriane Partala Alves da Silva

Jovens aprendizes: Alessandra Cruz de Lima, Ana Luiza Linzmeyer, Arthur Felipe Niedzwiecki, Beatriz Max, Carlos Henrique Wilinski, Douglas Bariquello, Edenilson André, Fabiana Martins dos Santos, Fernanda Radeck, Gabriel Faria, Gabriel Woiciechowski Kovalski, Isabella Aparecida Gômes Hack, Isabely Vitoria Penkal, Izabella Leite, Jessica Falkievicz, João Vitor Rogalski, Júlia Vitória Nardo Elias, Kamily Riany Nunes, Lucas Alves de Lima, Nathaniel Alves Ribeiro, Rafael Eduardo de Ramos, Renato Faria, Tainá Aparecida Sperka, Vitor Henrique Schade Kurzavski e Vitória Guths.

SOBRE O INSTITUTO – Iniciativa do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e suas empresas associadas, o Instituto Crescer Legal foi fundado em 23 de abril de 2015 com o objetivo de levar oportunidades de qualificação aos adolescentes do meio rural, sendo mais um instrumento do setor do tabaco no combate ao trabalho infantil. Desde que começou a ser implementado, em 2016, o Programa de Aprendizagem Profissional Rural já certificou quase 900 adolescentes de regiões produtoras de tabaco, de 17 municípios gaúchos e um em Santa Catarina. Em 2024, amplia sua abrangência também para o Paraná. Além do Programa de Aprendizagem, o Instituto conta com três outras iniciativas: o Programa de Acompanhamento dos Egressos; o Programa Nós por Elas – A voz feminina do campo; e o Programa Boas Práticas de Empreendedorismo para a Educação.  

Saiba mais em www.crescerlegal.com.br

CRÉDITO: AI Crescer Legal

Olá Jornal