Após edição histórica da 4ª Festa das Orquídeas, Mato Leitão avalia próximas edições

Olá Jornal
dezembro13/ 2023

A programação da 4ª Festa das Orquídeas de Mato Leitão iniciou na sexta-feira, 08, e seguiu até domingo, 10. A edição deste ano contou com atrações culturais, shows musicais e bandas, além da 14ª Exposição Estadual e da 2ª Exposição Nacional de Orquídeas. Participaram desta edição 1.268 plantas, de 22 associações com 166 expositores. Todo evento foi realizado na Sociedade Esportiva União Boa Vista (Seubv). Ao longo dos três dias, a festa recebeu mais de 28 mil visitantes, além do público regional, excursões vindas de Santa Catarina e do Paraná.

Para o prefeito de Mato Leitão, Carlos Bohn, o evento foi um sucesso e enalteceu a planta símbolo do município. “Estamos muito contentes com a participação da comunidade nesta edição. O evento movimentou a cidade, recebemos visitantes não só da região, mas também de outros estados. As vendas para os expositores também foram positivos, com certeza a maior edição já realizada.”

O gestor municipal celebra o acréscimo de público registrado na edição deste ano, frente a última, organizada em 2019. “Fizemos toda uma divulgação para atrair pessoas para a Cidade das Orquídeas. As soberanas visitaram exposições em todas as regiões do Estado. E essas visitas são retribuídas também. Aumentamos de 18 mil para 28 mil. Então, o acréscimo é de 10 mil visitantes, resultado de muito trabalho realizado ao longo dos últimos meses,” comenta.

Os números de vendas de plantas estão sendo contabilizados pela direção do Núcleo de Orquidófilos de Venâncio Aires, Mato Leitão e Passo do Sobrado (Nova), responsável pela organização da exposição.

AVALIAÇÃO
Segundo o prefeito Bohn, os próximos dias serão de avaliações e conversas com os expositores e organizadores. Além disso, o governo municipal pretende analisar de forma conjunta a realização da festa a cada dois anos, além de ampliação dos dias de programação. “É feito um investimento significativo em infraestrutura de tablados e lonas, por três dias. Podemos avaliar quem sabe realizar a festa durante dois fins de semana, ou durante um dia a mais. Tudo precisa ser avaliado. Mas é fundamental que o comércio tome essa festa como a sua festa também.”

A realização da festa em dezembro ocorre também por conta da floração da Laelia purpurata. “Dezembro é um mês com muitas atividades, em função das festas de fim de ano. Mas temos uma característica, a floração da orquídea símbolo da cidade ocorre no início de dezembro. Não conseguimos fugir disso, e no mês não tem um feriadão, mas poderia ser dois fins de semana. A estrutura da festa está aí, é uma questão de ver também o interesse de expositores, participantes e patrocinadores,” ressalta.

FOTO: Rene Ruppenthal/ AI Prefeitura Mato Leitão

Olá Jornal