Em Santa Cruz do Sul, BAT Brasil celebra 120 anos de história

Olá Jornal
outubro11/ 2023

O legado e o futuro da BAT Brasil, ex-Souza Cruz, foram celebrados em um evento realizado em Santa Cruz do Sul, nesta quinta-feira (05/10). Pouco antes da abertura oficial da Oktoberfest, executivos da companhia receberam autoridades, produtores e entidades parceiras no estande da companhia. O evento contou com a presença da secretária em exercício da Cultura do RS, Gabriella Meindrad, da prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, do representante da Câmara dos Deputados, Heitor Schuch; do representante da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Edivilson Brum, entre outras autoridades, convidados e executivos da empresa.

Natasha Kurrik, diretora de nacional de Relações Externas, abriu a programação destacando o relevante papel de Santa Cruz do Sul e da parceria com os produtores integrados na história da companhia: “Em 1917, a empresa fez a escolha de trabalhar com o pequeno produtor rural. Pessoas desta terra trabalharam com a ideia de que o futuro seria a sustentabilidade da pequena propriedade e esse foi o nosso grande acerto. A parceria da empresa com os produtores e toda a comunidade é o maior diferencial da BAT.”, ressaltou.

Gabriel Rezende, diretor global de Pesquisa e Produção Agrícola, que após 25 anos na BAT assumiu recentemente a posição em Santa Cruz do Sul, ressaltou a inovação, o pioneirismo e a sustentabilidade presentes em diversas práticas adotadas na companhia. Gabriel anunciou que duas propriedades do Sistema Integrado de Tabaco conquistaram a certificação internacional inédita para o setor através do Farm Sustainability Assessment (FSA). O protocolo que incentiva a agricultura sustentável tem o intuito de verificar as melhores práticas ambientais, sociais e produtivas das propriedades rurais. “A relação entre a Companhia e Santa Cruz do Sul é de longa data e demonstra o compromisso de ambas as partes em uma parceria duradoura e mutuamente benéfica. É dessa forma que, inspirados na nossa história construída há 120 anos e por muitas mãos, celebramos hoje e nos sentimos preparados para construir um amanhã ainda melhor.”, concluiu.

Representando a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o deputado estadual Edivilson Brum, ressaltou as contribuições da empresa para a região nesses 120 anos, destacando a geração de emprego e renda. Em seu discurso, o deputado chamou a atenção também para a atual situação de consumo dos cigarros eletrônicos e como a regulamentação trará impacto positivo para toda a cadeia produtiva da fumicultura.

Representando a Câmara dos Deputados, o deputado federal Heitor Schuch ressaltou a história da companhia na cidade, o Sistema Integrado de Produção e relembrou o seu histórico de produtor. O deputado chamou a atenção também para os prejuízos causados pelo mercado ilegal e a importância da parceria entre empresa e sociedade, destacando o potencial futuro para toda a comunidade em busca do desenvolvimento econômico, social e ambiental.

A prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, relembrou o aniversário de 145 anos de Santa Cruz do Sul e os 120 anos de presença da BAT Brasil no município. A prefeita destacou que 70% da arrecadação de impostos do município vem das empresas fumageiras e mencionou audiência que teve na Anvisa em que pode compartilhar informações sobre a qualidade de vida dos produtores. Ao final, a prefeita destacou a importância de que a tecnologia e a inovação trazidas pelos cigarros eletrônicos e produtos de tabaco aquecido sejam regulamentados no Brasil. “Por que pode ter em outros países e não pode ter aqui se já é consumido”, questionou.

No encerramento da solenidade, a secretária em exercício da Cultura do RS, Gabriella Meindrad, destacou a importância da empresa para o desenvolvimento econômico do estado do RS e agradeceu pelo apoio da empresa para inúmeros projetos socio culturais, convidando a todos os presentes para “a construção de um amanhã melhor, mais próspero para todos”.

As comemorações dos 120 anos da BAT Brasil continuam no estande da companhia durante toda a programação da Oktoberfest em Santa Cruz do Sul.

Sobre a BAT

A BAT Brasil está há 120 anos no País atuando na produção e comercialização de cigarros. Foi em 1914 que o grupo BAT (British American Tobacco) passou a controlar a empresa familiar, fundada, em 1903, pelo empreendedor Albino Souza Cruz. A partir de 2020, houve a mudança da marca: de Souza Cruz para BAT Brasil. Com a modificação, o Brasil passou a ser o país líder e escritório central para o mercado de Latam South do Grupo BAT, que inclui também Argentina, Chile, Cuba, Paraguai e Peru.

A BAT Brasil está presente em todo o território nacional. São mais de 4.800 municípios atendidos e 155 mil pontos de comercialização diretos espalhados pelo Brasil. A Companhia é reconhecida como uma das melhores empregadoras do País, tendo recebido o prêmio Top Employer por 12 anos consecutivos. Hoje, a empresa possui mais de 4.600 colaboradores no país e gera milhares de empregos diretos e indiretos.

CRÉDITO: AI BAT/ Four Comunicação

FOTO: Cristiano Rosa

Tags:
Olá Jornal