Em pleno feriado de 20 de setembro e na data do seu aniversário de 76 anos, a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, esteve em Vila Mariante, interior de Venâncio Aires, para acompanhar os trabalhos de cadastramento dos atingidos pela enchente do Rio Taquari e vistoriar a Unidade Básica de Saúde (UBS) condenada pela Defesa Civil Nacional. O prédio, que já tinha contrato assinado para início das reformas pelo Município, teve rachaduras ampliadas pela enchente e deverá ser totalmente reconstruído.
Acompanhada pelo prefeito Jarbas da Rosa, a vice Izaura Landim e pelos secretários da Saúde, Tiago Quintana, e Planejamento, Deizimara Souza, Arita Bergmann visitou o prédio danificado da UBS e a estrutura provisória montada junto a Academia de Saúde da localidade. “Por questões de segurança, já havíamos deslocado os atendimentos para a academia para realizar a reforma. Essa unidade conta com médico 40 horas e, três vezes por semana, deslocamos nossa Unidade Móvel para atendimentos odontológicos”, explicou o secretário Tiago Quintana.
Com relação a obra prevista para a Unidade de Saúde, Deizimara Souza esclareceu que espera o laudo final da equipe técnica da Defesa Civil Nacional que esteve em Vila Mariante e, provisoriamente, condenou toda a estrutura. “Já havia projeto de reforma, mas a nova orientação é aguardar a Defesa Civil, que pode condenar toda a estrutura e exigir a demolição da unidade. Neste caso, um novo recurso para reconstrução deve ser destinado”, revela. A obra de reforma estava orçada em R$ 545 mil, com recursos reservados e empresa contratada. A reconstrução total da unidade está projetada em R$ 800 mil.