A Secretaria do Estado da Cultura apresenta o Projeto Palco Mambembe II. Realizado pelo Teatro Social, fundado em Montenegro e atualmente sediado em Teutônia, atende a toda região sul do país com espetáculos de temas sociais e relevantes. Este projeto remonta o teatro mambembe de séculos atrás, quando as famílias de artistas chegavam nas cidades com as carroças que eram o meio de transporte, o palco e a própria casa. Levavam a arte para lugares remotos vivendo junto ao público local.
Para o psicólogo, ator e pesquisador Tony Filho, precisamos da conexão humana proporcionada pela arte. “Este projeto vem ao encontro com meu objeto de pesquisa de mestrado que fala sobre os corpos e a conexão direta dos atores com o público. Mesmo depois do advento das lives, o espetáculo presencial ainda tem maior conexão, fazendo acessar sentimentos que não seriam acessados de outra maneira.” Ele é o responsável pelo texto e direção do espetáculo “Dom Quixote – O Cavaleiro Andante” que será
apresentado nos municípios.
Além de remontar a história dos artistas mambembes o projeto tem o propósito de levar a arte para bairros e espaços que não costumam recebê-la. Por isso a programação em Venâncio Aires será em frente a Escola Estadual de Ensino Fundamental 11 De Maio.
Em Venâncio Aires o espetáculo ocorre no sábado dia 26/08, às 8h30min desfile mambembe com a carroça cênica, 10h30m – Espetáculo dom Quixote O Cavaleiro Andante e às 11h o bate papo Teatral sobre a História do Teatro mambembe no Brasil – tudo ocorre no Bairro Coronel Brito, em frente Escola Estadual de Ensino Fundamental 11 De Maio.
Sobre o Teatro Social
O Teatro Social Tio Tony foi fundado em 1988 no município de Montenegro-RS, inicialmente com o nome de Teatro Jovem de Montenegro, depois passou a ser conhecido como Cia de Teatro Tio Tony e mais tarde, definiu-se por Teatro Social Tio Tony.
Atualmente está sediado em Teutônia/RS e atende demandas teatrais de toda a região sul do país. Tem como objetivo avaliar conflitos sociais, discutir e realizar montagens de espetáculos teatrais a partir do resultado das pesquisas. O propósito maior é a luta pela transformação social através da arte. Mantém espetáculos circulantes abordando temas, que muitas vezes são tabus, com ética e respeito, sendo eles: a violência contra mulheres e crianças, uso de drogas, bullying, preconceito racial, ecologia.
Além disso, traz temas leves e encantadores, que renovam a esperança do público, com aventura de sonhadores solitários. Os grandes espetáculos de teatro sacro, apresentados ao ar livre, envolvem a
formação de elenco misto e oferecem a oportunidade de a comunidade local receber oficinas teatrais e subir ao palco de uma superprodução e aprender com elenco experiente. O Teatro Social acredita na cultura e busca despertar nas pessoas o que elas têm de melhor: as sensações humanas de esperança.
CRÉDITO: AI Hipnotize Produções