“Grandes conquistas começam com pequenos passos”. A frase estampada no Salão da Comunidade Evangélica Luterana de Linha Ferraz, interior de Vera Cruz, dá o tom de um programa apoiado e incentivado pelo Sicredi que ganha cada vez mais espaço nas escolas da região de abrangência da Sicredi Vale do Rio Pardo: as cooperativas escolares. Somente nesta semana, dois educandários da região passaram a contar com o programa: a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Walter Dreyer, em Vera Cruz, e a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Olavo Bilac, em Rio Pardo.
Por meio do programa, os alunos criam as suas próprias cooperativas, ampliando assim as oportunidades de aprendizado para crianças e adolescentes, que passam a viver na prática experiências de valores e princípios cooperativistas. De acordo com o presidente da Sicredi Vale do Rio Pardo, Heitor Álvaro Petry, a atividade é organizada em fases, e cada uma delas possui uma finalidade. “Os alunos desenvolvem habilidades, conhecimentos, liderança, cidadania. É uma iniciativa que busca formar protagonistas, empreendedores, pessoas que futuramente vão fazer a diferença nas suas comunidades”, destacou.
No caso dos alunos da Emef Walter Dreyer, em Linha Ferraz, os estudos para implantação da cooperativa escolar iniciaram em agosto. Após uma caminhada cercada de expectativa, foi fundada nessa terça-feira, 27, a Cooperativa Escolar Pequenos Passos, a primeira da rede municipal em Vera Cruz. A assembleia para fundação foi acompanhada por autoridades, comunidade e imprensa. No evento, a estudante Renata Suelen Flores foi eleita presidente. Na oportunidade, também foram eleitos os estudantes que compõem os Conselhos de Administração e Fiscal, bem como apresentada a marca, o plano de gestão e o Estatuto da cooperativa.
Rio Pardo – Já na segunda-feira, 26, foi realizada a Assembleia Geral de Fundação da Cooperativa Escolar Roda-Futuro, da Emef Olavo Bilac, da localidade de Passo da Areia. O projeto foi fomentado e desenvolvido desde abril do ano passado. O evento contou com autoridades e a comunidade escolar, culminando com a estudante Gabriela Kern da Rosa eleita presidente da cooperativa.
A assessora de programas sociais da Sicredi Vale do Rio Pardo, Glaucia Cabral Moraes, destacou a importância da fundação para o ambiente escolar e para a comunidade. “Os estudantes demonstram através do programa, seja por ações, planejamentos, aprendizados ou vivências que é possível a transformação de um mundo melhor”, destaca Glaucia.
CRÉDITO: Four Comunicação/AI SicrediVRP