Escolas do município reforçam campanha do óleo saturado e estabelecimentos ganham selo ”Estabelecimento Verde”

Olá Jornal
maio10/ 2023

“Esta empresa apoia as escolas municipais de Venâncio Aires e contribui com a preservação ambiental, através da coleta do óleo saturado, viabilizando o reaproveitamento correto, por meio do projeto Verde é Vida, da Afubra”. A identificação será dada a estabelecimentos como restaurantes e lancherias que repassarem o óleo saturado de suas cozinhas para escolas de rede municipal de Venâncio Aires, através do selo “Estabelecimento Verde”. É a campanha “De olho no óleo: uma receita saudável”, promovida pela Afubra que recebe o apoio do município, através da Secretaria Municipal de Educação.

Embora sendo uma campanha já tradicional promovida pela Afubra, neste ano a proposta ganha reforço na Capital do Chimarrão, com apoio da Secretaria de Meio Ambiente, sendo inovada com a oferta do selo para os estabelecimentos. A mobilização foi apresentada às equipes diretivas, durante reunião na tarde da terça-feira (9). A ação envolve todas as escolas de Educação Infantil e de Ensino Fundamental, com o objetivo de sensibilizar a comunidade quanto à preservação ambiental, através do reaproveitamento de óleo saturado, dando a ele um destino correto. A cada litro de óleo saturado recolhido e entregue à Afubra, a escola receberá R$1,00 (um real), pagamento que é feito com cheque-bônus, para ser trocado por mercadorias nas lojas da associação.

“A proposta da distribuição do selo é mobilizar estabelecimentos comerciais, como restaurantes, lancherias, pastelarias, mercados, entre outros, para se engajarem na ação que, além de um viés educacional, contribui com a comunidade venâncio-airense, conciliando desenvolvimento econômico e conservação ambiental”, destaca o secretário Emerson Elói Henrique. “Os estabelecimentos interessados podem entrar em contato com as escolas municipais com as quais desejam firmar a parceria para combinarem a dinâmica da coleta do óleo utilizado ou recolhido – no caso da empresa optar por ser um ponto de coleta”, explica a coordenadora pedagógica Juliane Weiss Niedermayer. “Na escola, por sua vez, o óleo precisa ser conservado em local seguro, fechado e protegido da luz e calor, até a data de entrega na Afubra, conforme calendário. A primeira entrega das escolas à Afubra será no dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente”, completa o secretário de Meio Ambiente, Nilson Lehmen.

O óleo coletado é destinado à usina de biodiesel da Afubra, onde a equipe técnica faz uma nova filtragem para remover todos os resíduos sólidos. Depois é feito um processo de aquecimento e drenagem para retirar a possível umidade presente no óleo. Os resíduos sólidos provenientes da filtragem são encaminhados para compostagem e as garrafas pet, para a reciclagem. Após a filtragem, o óleo, por meio de reação química, é convertido em biodiesel e, posteriormente, usado nos tratores e caminhões da Afubra.

Os estabelecimentos comerciais que tenham interesse em aderir à campanha “De olho no óleo: uma receita sustentável” podem procurar as escolas municipais e combinar a dinâmica de recolhimento e entrega do óleo coletado, bem como a comunidade escolar pode buscar o apoio das empresas. Será disponibilizado documento comprobatório da destinação correta do óleo saturado aos estabelecimentos que solicitarem. A ideia é renovar a entrega de selos anualmente, conforme a renovação da parceria entre a escola e o estabelecimento.

CRÉDITO: AI PMVA

Olá Jornal