Está previsto para ser votado na sessão da segunda-feira, 08, o projeto de lei que altera o feriado municipal de 11 de maio. Em 2013 o Parlamento Municipal passou para 25 de julho, Dia do Colono e Motorista. Desde o ano passado a proposta de retomar o feriado para o dia do Aniversário de Venâncio Aires, está em debate. A expectativa era de votar a medida na última sessão de 2022, porém foi retirado da pauta. Agora, o vereador Benildo Soares (Republicanos), protocolou a proposta novamente, no último dia 02 de maio.
No Brasil, segundo a Constituição Federal, os feriados seguem datas de celebração para santos. Com isso, a volta do feriado para maio, vai celebrar Santo Inácio de Láconi. Conforme o autor da lei, o retorno do feriado ocorre após consultas à população venâncio-airense.
“O Poder Legislativo consultou a população durante todo o evento da Fenachim – festa realizada no Município e que, a partir da pesquisa realizada, constatou-se que 92,85% da população é favorável que o feriado do dia do Município retorne para o dia 11 de maio. Destaca-se, ainda, que foi realizado nesta Casa uma consulta popular, através de uma audiência pública, no dia 30 de setembro de 2022, para tratar sobre o retorno do feriado municipal para o dia 11 de maio em que se constatou que, a opinião da maioria do público presente, foi favorável ao retorno do feriado, indo ao encontro das pesquisas já realizadas anteriormente,” justifica Soares no texto da lei.
A Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires ( Caciva) não se manifestou sobre a possibilidade votação do projeto na próxima semana. A entidade defendeu a alteração em 2013, por conta da proximidade do feriado em 11 de maio, com o período de vendas para o Dia das Mães, comemorado no segundo fim de semana de maio.
SANTO ESCOLHIDO
Santo Inácio de Láconi, após passar por uma grave enfermidade, prometeu que se fosse curado, dedicaria sua vida aos pobres e doentes e assim o fez. Após diversos milagres e cumprindo sua missão, Santo Inácio faleceu em 11 de maio de 1781. Logo, sua fama de santidade se espalhou e ele foi beatificado em 1940 por Pio XII e canonizado em 1951 pelo mesmo Papa. Por todos os milagres realizados e em detrimento de sua beatificação no dia 11 de maio, data de emancipação de Venâncio Aires, foi o santo escolhido na lei para o retorno do feriado.