A Philip Morris International Inc. divulga seu quarto Relatório Integrado anual. Suportado por uma avaliação formal da materialidade da sustentabilidade, o relatório visa fornecer uma descrição objetiva do modelo de negócios, governança e gestão, estratégia e desempenho da empresa.
“Apesar de seus muitos desafios, 2022 foi um ano notável que aproximou nossos funcionários e nos viu dar passos mensuráveis para alcançar nosso propósito”, disse Jacek Olczak, CEO da PMI. “Estamos progredindo em direção à nossa aspiração de em 2025 nos tornarmos uma empresa majoritariamente livre de fumaça e, finalmente, eliminar gradualmente os cigarros. Embora uma transformação dessa magnitude e complexidade não possa ser alcançada da noite para o dia, estamos comprometidos em fazê-la acontecer o mais rápido possível. É por meio do engajamento construtivo que aceleraremos o ritmo de mudanças significativas e impactantes e concluiremos nossa transformação para sempre.”
O Relatório Integrado da PMI comunica o progresso que a empresa está fazendo para alcançar o seu propósito de oferecer um futuro livre de fumaça, concentrando seus recursos no desenvolvimento, fundamentação científica e comercialização responsável de produtos menos tóxicos do que o cigarro o mais rápido possível.
Com base em critérios ESG, a PMI desenvolveu oito estratégias voltadas para as áreas de impacto mais materiais da empresa. Para acompanhar essas oito estratégias, estabeleceu 11 metas, que formam a base de seu Roteiro para 2025, e 19 indicadores-chave de desempenho (KPIs) para medir o progresso por meio de seu Índice de Sustentabilidade. Cada KPI também está alinhado com um dos dois drivers: sustentabilidade do produto (11 KPIs) ou sustentabilidade operacional (8 KPIs).
“As informações não financeiras estão sendo cada vez mais usadas por partes interessadas externas para avaliar e comparar o desempenho de uma empresa com outras, incluindo a comunidade financeira em suas análises e decisões de investimento. É fundamental para a integridade dos relatórios da PMI que as informações e os dados que divulgamos publicamente reflitam com precisão o progresso de nossa empresa, seguindo métodos de cálculo claros”, explicou Emmanuel Babeau, Chief Financial Officer da PMI.
No ano passado, a PMI também publicou seu primeiro Protocolo de KPI ESG, que inclui a definição, a metodologia e o escopo de cada um dos KPIs do Índice de Sustentabilidade para fornecer relatórios mensuráveis, verificáveis, consistentes e precisos sobre o progresso. Em conjunto com seu último Relatório Integrado, a empresa também está publicando um Protocolo atualizado que contabiliza notavelmente os esforços realizados durante 2022 para tornar esses KPIs ainda mais robustos.
O progresso em relação às aspirações de sustentabilidade da PMI continuou em ritmo acelerado em 2022, à medida que procurava enfrentar os impactos de seus produtos (o que produz) e de suas operações (como produz).
No lado social do impacto de seu produto, a empresa continuou a se transformar e a cumprir seu propósito. Além disso, continuou a implementação de programas de prevenção do acesso dos jovens em seus canais de varejo diretos e indiretos. Consciente da importância de reduzir resíduo pós-consumo de seus produtos, fez progressos na implementação de programas de retoma para seus dispositivos e consumíveis sem fumaça e aumentou suas capacidades de reparo de dispositivos eletrônicos.
Impacto no produto
Social
· 24,9 milhões: Total estimado de usuários adultos de produtos sem fumaça da PMI (2021: 21,7 milhões)
· 32,1%: Da receita líquida derivada de produtos sem fumo (2021: 29,5%)
· 73: Mercados onde os produtos sem fumaça PMI estão disponíveis para venda, dos quais 42% estão em países de baixa e média renda (2021: 71, 42%)
· US$ 10,7 mil milhões: Investimento acumulado em produtos sem fumaça desde 2008 (2021: US$ 9,2 mil milhões)
· 91%: Do volume total de remessas cobertas por programas de prevenção do acesso de jovens em canais de varejo indiretos (2021: 91%)
· US$ 300 mil: Receita líquida anual de produtos de bem-estar e saúde (2021: US$ 100 mil)
Ambiental
· 86%: Taxa de reciclagem dos dispositivos IQOS devolvidos aos centros de reciclagem centralizados (percentagem média ponderada de cada dispositivo que é reciclado) (2021: 86%)
· 68%: Do volume de remessas coberto por mercados com programas anti-lixo em vigor para cigarros combustíveis
8,5%: Do volume de remessas coberto por mercados com programas de retomada de consumíveis sem fumaça
No lado social das operações da PMI, a empresa expandiu o acesso a ofertas estruturadas de aprendizagem ao longo da vida entre os funcionários, publicou um compromisso reforçado com os direitos humanos e concluiu suas sexta e sétima avaliações de impacto sobre direitos humanos, no Brasil e na Malásia. Do lado ambiental, continuou descarbonizando suas operações diretas e suas metas baseadas na ciência foram validadas para emissões líquidas zero de Gases de Efeito Estura (GEE) em toda a sua cadeia de valor até 2040. Em conjunto com a Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade (COP 15) em dezembro de 2022, a empresa anunciou novas ambições e estratégias de biodiversidade e água de longo prazo, alinhadas com o quadro de biodiversidade pós-2020 adotado pelas partes da convenção.
Impacto operacional
Social
· 40,7% dos cargos de gestão ocupados por mulheres, superando a meta de 40% para 2022 (2021: 39,7%)
· 7 Avaliações de impacto sobre os direitos humanos realizadas desde 2018 em países de maior risco (2021: 5)
Ambiental
· 55% Proporção de tabaco comprado em área sem risco de desmatamento líquido de floresta natural manejada e sem conversão de ecossistemas naturais (2021: 37%)
· Pontuação Triplo A do CDP para clima, floresta e segurança hídrica pelo terceiro ano consecutivo
Como um forte complemento ao conteúdo e aos dados incluídos no Relatório Integrado de 2022, a PMI desenvolveu 12 estudos de caso e histórias de mercado que mostram o impacto e destacam como as afiliadas da PMI em todo o mundo impulsionam a sustentabilidade, que estão disponíveis no site da empresa.
“Reconhecemos a necessidade essencial de continuar construindo legitimidade e confiança entre nossas partes interessadas, que são fundamentais para o propósito de nossa empresa e podem acelerar o ritmo em que o alcançamos”, disse Jennifer Motles, Chief Sustainability Officer da PMI. “Nosso último Relatório Integrado visa atender às demandas por informações mais detalhadas e comparáveis sobre nossos riscos e desempenho. À medida que continuamos a aprender, transformar e descobrir melhores maneiras de desenvolver soluções que tenham um impacto significativo, esperamos que nossa transparência e disposição para nos envolvermos despertem o diálogo com aqueles que podem ajudar a acelerar nosso ritmo de mudança.”
Visite pmi.com/sustainability para saber mais sobre sustentabilidade no PMI e leia o Relatório Integrado PMI 2022.
A preparação do Relatório Integrado 2022 da PMI considera a orientação de padrões e estruturas internacionais, incluindo a Global Reporting Initiative (GRI), o Pacto Global da ONU (UNGC), os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, a Fundação IFRS – incluindo o uso de seus Padrões SASB, Princípios de Pensamento Integrado e Quadro de Relatórios Integrados – e algumas das recomendações da Força-Tarefa sobre Divulgações Financeiras Relacionadas ao Clima (TCFD).
Sobre a Philip Morris Brasil
A Philip Morris International (PMI) é uma empresa internacional líder em tabaco que trabalha para oferecer um futuro sem fumaça, expandindo seu portfólio a longo prazo para incluir produtos fora do setor de tabaco e nicotina, sem alterações na cadeia produtiva. O atual portfólio de produtos da empresa consiste principalmente em cigarros e produtos sem fumaça, incluindo tabaco aquecido, vapor e produtos de nicotina oral. Desde 2008, a PMI investiu mais de US$ 10.5 bilhões no desenvolvimento de produtos inovadores sem fumaça, cientificamente substanciados, para adultos que, de outra forma, continuariam a fumar. Isso inclui a construção de capacidades de avaliação científica de classe mundial, principalmente nas áreas de toxicologia de sistemas pré-clínica, pesquisa clínica e comportamental, bem como estudos pós-mercado. Em novembro de 2022, a PMI adquiriu a Swedish Match – empresa líder em produtos de entrega oral de nicotina. A Food and Drug Administration (FDA) dos EUA autorizou a comercialização de versões dos dispositivos e consumíveis IQOS Platform 1 da PMI como Produtos de Tabaco de Risco Modificado (MRTPs), constatando que as ordens de modificação de exposição para esses produtos são apropriadas. A Philip Morris Brasil atua no País há mais de 45 anos, e segue as diretrizes globais para a criação de um futuro com uma nova categoria de produtos sem fumaça. Em 31 de dezembro de 2022, 73 mercados dispunham de produtos sem fumaça da PMI, e a empresa estima que aproximadamente 17.8 milhões de adultos em todo o mundo já mudaram para o IQOS e pararam de fumar. Os produtos sem fumaça representaram aproximadamente 32% da receita líquida total da PMI para o ano de 2022. Com uma base sólida e experiência científica, em fevereiro de 2021, a PMI anunciou sua ambição de expandir para as áreas de bem-estar e saúde e fornecer produtos e soluções inovadoras que visem atender às necessidades não atendidas de consumidores e pacientes. Para obter mais informações, visite www.pmi.com e www.pmiscience.com
CRÉDITO: AI PMB