Jaqueline Santos estreia dois espetáculos sobre a cultura Afro

Olá Jornal
abril06/ 2023

O mês de março foi de grandes estreias para a artista venâncio-airense Jaqueline Santos. Ela que é produtora cultural, instrutora de dança, ativista negra e agora atriz dos palcos do teatro, teve um mês de março voltado para estreia de dois espetáculos. No dia 15 de março, a estreia do espetáculo solo de dança Okan Ijó, que traduzindo para o português significa Dança da Alma, foi na semana de aniversário do município de Vila Nova do Sul, numa parceria com a prefeitura. O espetáculo tem direção, coreografias e dramatização de Jaqueline. O texto do espetáculo é dela e do escritor e ator Sérgio Rosa.

Já no dia 24 de março foi a vez do município de São Sepé, RS receber a estreia do espetáculo solo lúdico teatral de contação de histórias Rainha Abayomi. Trabalho com o qual Jaqueline fez laboratório em escolas de Venâncio Aires em novembro de 2022. Ele e Sérgio Rosa, reavaliaram o texto, colocaram mais elementos. Jaqueline, canta, dança e dramatiza nesse espetáculo que traz a história da Rainha que vem do Reino de Okan contar sua história com muita interatividade. Cerca de 380 assistiram à estreia.

O espetáculo foi apresentado no dia 28 de março em Sarandi para um público superior a 1000 estudantes e professores. Agendas em outros municípios já estão sendo fechadas com espetáculos, como a Feira do Livro de Rio Grande, Alegrete, Lavras do Sul, Picada Cafe, Agudo. Okan Ijó em abril tem apresentação em Agudo numa parceria com o SESC RS. Os agendamentos seguem abertos, quem tiver interesse em contratar pode entrar em contato por: [email protected].

Olá Jornal